terça-feira, 26 de julho de 2011

Inevitável

        O presidente do PPS, Roberto Freire, é o primeiro a tratar publicamente do assunto, embora sobre ele muitos já refletissem. É que todos os responsáveis por prática de irregularidades no Ministério dos Transportes são egressos do governo Lula, o que  faz prever como inevitável o choque entre o ex-presidente e o gabinete da presidente Dilma.
         O desencontro poderia ocorrer quando os defenestrados fossem pedir apoio ao ex-chefe.


As alianças

         Em breve, certamente antes do fim do ano, será possível testar a capacidade de os dirigentes estaduais dos partidos que estão na base do governo estenderem ao interior o modelo de alianças que já começam a ser acertadas na capital. Como seria, por exemplo, em Juiz de Fora uma aliança, informal ou não, entre PSDB, PSB e PP? Os tucanos, já definido o projeto de candidatura do prefeito, conseguiriam atrair o PP e os socialistas?
         No caso local, é certo que o PSDB não aceita ajustes informais e nem se contentaria acordo que incluísse apenas PPS e PV.


Conversa franca

         O governador Antônio Anastasia (foto) chega ao Japão num momento considerado adequado para tratar de investimentos nipônicos no setor extrativista. O país está tentando se recuperar da maior crise que viveu desde a Segunda Guerra Mundial, já não mais por causa das bombas, mas graças aos terremotos. Precisa ampliar seus negócios no Exterior.
         O que se espera de Anastasia é que, ao contrário de outros governos, exija da Nippon contrapartida ambiental na extração do minério, pois, até agora, nessa história Minas acaba ficando apenas com os buracos. 


Candidatos

         A um ano das convenções partidárias que vão indicar os candidatos, uma informação que pode parecer fruto de exagero, mas não é. O dado corresponde ao levantamento realizado entre os principais partidos que já conversam sobre as chapas de vereadores: os pré-candidatos a vereador, isto é, os que já procuraram os diretórios e os deputados, chegam a uma centena.


Preservando

         Corre o último semestre do sesquicentenário da estrada União e Indústria. Ainda há tempo para que a prefeitura marque sua presença na história de uma obra tão importante. Para tanto, basta que mande limpar, cercar, preservar e iluminar o derradeiro marco do início da construção da rodovia, que se deu dois anos antes de sua entrega ao tráfego. Esse marco, tombado há dez anos no conjunto da igreja da Glória, está esquecido no cemitério dos redentoristas.


Em cascata

         Dependendo do fôlego do governo para lidar com crises intestinas, quando estancar o sangue do Ministério dos Transportes será a ver da Saúde, depois Educação, Em ambos há denúncias de irregularidades.
         Fala-se também no setor de Pesca, que tem status ministerial. Mas aqui, ainda que não haja corrupção a apurar, é preciso apurar o que fez para justificá-lo. Com o litoral e os rios que tem, o Brasil podia ter peixe a preço de banana.

(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário