quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mister Moore

Transcorre hoje o cinquentenário da morte do professor Mister Walter Harvey Moore, que ficou na história de Juiz de Fora como o homem que consolidou a grandeza do Granbery,
colégio que dirigiu por duas décadas. Em julho de 1961, aos 75 anos, morreu nos Estados Unidos, de onde saiu para cuidar do colégio, mas na cidade foi muito além: tornou-se símbolo do educador perfeito, e por isso tem seu nome ligado a uma das principais ruas do centro.
Muita gente celebre passou pela gestão de Mister Moore. Jacob Goldberg, psicólogo e autor de vários livros, conta que em uma Semana Santa os colegas quiseram agredi-lo, por ser filho de judeus. Escondeu-se no sanitário, e foi socorrido pelo professor, que, falando em hebraico, sugeriu que lembasse ter sido judeu também.


Uma diferença

No primeiro semestre de seu governo a presidente Dilma enfrentou crises políticas bem parecidas com as de seu antecessor. Uma diferença fundamental, que vem em seu favor, é que nos dois casos em que os ministros foram acusados de corrupção ambos caíram. Com Lula provavelmente teriam se mantido.

Ao regaço

Às 11h, no cemitério municipal, as cinzas de Itamar Franco descem ao túmulo de sua mãe, num ato que será marcado pela simplicidade. É sua volta ao regaço materno, tal como sempre desejou.
Mais tarde, às 19h, o arcebispo dom Gil Antônio celebra, na Catedral, missa por alma do ex-senador.


Novidade

Quando Aécio Neves chegou à segunda metade do primeiro mandato a organização das forças de apoio tinha em vista que ele podia e desejava disputar um segundo mandato. Agora, o governador Antônio Anastasia impedido de cumprir o mesmo roteiro, pois se efetivara anteriormente por nove meses, a composição dos partidos não terá de cuidar de reeleição. Pode não parecer, mas há diferenças, a começar pelo fato de que todos os candidatos serão de primeira viagem.


Novidade 2

Ainda que muito distante do número desejado de representantes na Assembleia Legislativa, Juiz de Fora entra neste segundo semestre com mais um deputado. Agora, além de Bruno Siqueira, Rodrigo Mattos. Seriam três, não fosse a ida de Lafayette Andrada para a Secretaria de Defesa Social.
Vale lembar que o município tem eleitores suficientes para eleger seis deputados à Assembleia. E os elegeria facilmente, não fosse o grande número de votos dados a candidatos de outras regiões.

Desgaste

A Secretaria de Defesa Social, que é a velha Secretaria de Segurança Pública com outro nome, figura entre os setores da administração estadual capaz de provocar maiores desgastes políticos. Há quem a considere um verdadeiro “triturador de secretários”, daí a sugestão a Lafayette para que fique muito tempo por ali.


__

O padre Antônio Vieira, notável orador sacro, podia ser acusado de tudo, menos de proferir discursos defasado no tempo, mesmo tendo vivido entre 1608 e 1697. Principalmente se continuasse morando e pregando no Brasil. Num dia daqueles tempos ele escreveu:
“Não são só ladrões os que cortam bolsas e espreitam os que vão se banhar, para lhes colher as roupas; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, os governos das províncias; ou a administração das cidades, os quais, já com manha, já com força roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos.”


(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário