segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sinais para 2012

1) Muita gente do PP começou a desembarcar, desde o fim de semana, no Partido Verde, que, de imediato, está recebendo cerca de trezentas fichas. Essa opção é muito bem recebida pelo secretário de estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, e pelo PPS. Pode estar nascendo, entre os dois partidos, a primeira aliança para as eleições do próximo ano.

2) Na reunião que acabam de realizar os novos membros do PV, pareceu aos dirigentes que não haverá problemas para que se cumpra a exigência de se reservar às mulheres 30% das vagas na chapa de candidatos a vereador. Já constou que, fosse hoje a convenção, o partido teria as 12 mulheres para disputar

3) A propósito da lei que deu às mulheres garantia de 30% nas chapas de candidatos a vereador, sua autora, a ex-deputada Maria Elvira, esteve em Juiz de Fora, participando de caminhada ecológica feminina. Recebida pelo prefeito Custódio Mattos, conversaram sobre assuntos da atualidade política em Minas.

4) Um dos temas que ganha atenção nas rodas políticas é o fato de que, pela primeira vez nos últimos 50 anos, a eleição municipal não terá a participação de Itamar Franco, morto na semana passada. Era filiado ao PPS, mas isso não não o impediria de apoiar o PMDB, se o candidato a prefeito fosse o deputado Bruno Siqueira. É certo que nesse partido nenhum outro nome o motivaria.

5) O reitor Henrique Duque já desmentiu, formalmente, que tenha feito sua inscrição partidária, embora pessoas a ele ligadas, no campus, garantam que ele se filiou ao PMDB.

6)Outra indagação que já está nas rodas políticas é como vai se comportar, em relação à política de Juiz de Fora, o novo senador Zezé Perrella, suplente de Itamar que, com a morte do titular, vai ocupar a cadeira por 90 meses. Até agora, ele não deu sinal de qualquer interesse em participar.

7) Até o final de agosto estarão definidas as 200 cidades brasileiras que processarão as eleições de 2012 pelo sistema biométrico. Num primeiro estudo, conhecido em março último, Juiz de Fora figurava entre elas.


Última homenagem

A missa da ressurreição, celebrada no fim de semana pelo arcebispo do Gil Antônio, foi a última homenagem que a cidade prestou a Itamar Franco; a cidade oficialmente representada pelo prefeito Custódio Mattos. Com a catedral tomada por familiares, amigos e veteranos correligionários, o celebrante dedicou sua homília a algumas das passagens mais importantes da vida do ex-senador, que estava sendo lembrado na mesma igreja em que ele havia batizado, oitenta anos atrás.
Dom Gil propôs que o ato religioso fosse, além de um memorial, uma celebração de ação de graças, pelo que a vida permitiu que Itamar fizesse, destacadamente a nova ordem econômica que implantou quando presidente da República e a conduta de probidade pessoal de impôs ao governo.



(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Um comentário:

  1. O PT esta se fortalecendo na regiao!
    Em Juiz de Fora Margarida Salomão é a favorita !
    Em Sao Joao Nepomuceno Davi Frederico vem como novidade tambem pelo PT, apenas 23, jovem, aliado a ex reitora Margarida!
    ja em uba temos Wadim baiao e vinicius!

    ResponderExcluir