quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sétimo dia

A Missa da Ressurreição, em memória do ex-senador Itamar Franco, será na sexta-feira, às 19h, na Catedral, celebrada pelo metropolita, dom Gil Antônio, quando o município ainda estará sob luto oficial. No mesmo dia, por iniciativa de amigos, outras celebrações religiosas ocorrerão em Brasília e Belo Horizonte.


Ato discreto

Confiadas à família as cinzas de Itamar Franco, ainda não foi decido como e quando serão depositadas junto ao túmulo da mãe, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em atenção a um desejo que ele deixou expresso. É possível que se opte por ato simples e reservado aos familiares, pois já foram prestadas as homenagens oficiais e dos amigos.


Contra a maré

O deputado Marcus Pestana está publicando “Debate e Democracia – Remando contra a Maré”, onde reúne alguns dos principais artigos e discursos que publicou em jornais. Um tema frequente nos 19 artigos são as lutas para a consolidação da democracia representativa.
No pronunciamento que fez na Câmara, em fevereiro, último do livro que editou, Pestana quer salvar o Congresso da onda de desprestígio, ao garantir que ”com qualidades e defeitos, é aqui que a democracia se manifesta na sua complexidade e plenitude”. Mas, logo depois, uma advertência:
Muitas vezes somos caracterizados por certa voracidade legiferante, com uma profusão de milhares de leis que traduzem, em certa medida, nossa visão de um estado paternalista, onipresente e onisciente.
O deputado entende que é preciso cuidado com a multiplicação das iniciativas difusas.


Só boato

O boato que correu, ontem, entre políticos, era que o reitor da UFJF, Henrique Duque, havia se filiado ao PMDB, passo inicial para que fossem sustentadas as especulações sobre sua candidatura a prefeito em 2012. Em Brasília, onde se encontrava, ele desmentiu a filiação, garantindo que não tomaria essa iniciativa ausente de Juiz de Fora e sem antes conversar com as lideranças partidárias.

Novo comando

Deve ocorrer, ainda hoje, o comunicado oficial do Partido Verde sobre os novos dirigentes da comissão provisória de Juiz de Fora. Quem assume o comando é Sidnei Scalioni, podendo ficar a vice com a atual presidente, Jane Ferraz.

__

O presidente João Pinheiro, consagrado como um dos mais importantes a passar pelo governo de Minas (1906), várias vezes era chamado a explicar seus êxitos na administração pública, quando o estado era carente em tudo, principalmente de recursos financeiramente. Hábil na solução das crises políticas, dizia, e depois dele muitos governadores disseram, que o segredo mineiro é o caminho do meio; governar pelo centro é conter os excessos. Nos extremos não há solução.



(( publicado também na edição de hoje do TER NOTICIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário