sábado, 16 de novembro de 2013

Dilma fez bem

A semana política, com todos os holofotes voltados para a prisão da quadrilha do mensalão, não teve como conferir importância à decisão da presidente Dilma de vetar integralmente a lei do Congresso que autorizava a criação de mais 180 municípios no País. Decisão que não pode ser contestada à luz da sensatez.
Quase todas as pequenas localidades que pretendiam autonomia, desligando-se de suas sedes geográficas, não teriam como sobreviver. Autônomas na miséria, como se deduz das razões de veto.
Ao adotar a medida acertada, não devem ter faltado à presidente os muitos exemplos de outros modestos novos municípios, que só serviram para gastar dinheiro do contribuinte, sem resultados objetivos. E se ela precisasse argumentar mais claramente, podia voltar os olhos para Minas, onde entre os 853 municípios um terço deles sobrevive à custa de migalhas do Fundo de Participação.
As alternativas
O PSDB não tem como figurar entre os partidos mais preocupados em construir novas lideranças; gente preparada para ocupar os espaços que vão sendo naturalmente criados com a retirada dos veteranos. Pelo menos em Juiz de Fora tem sido assim.
Tome-se por base o 2014, que vai se aproximando. Sendo o deputado federal Marcus Pestana candidato a governador ou a vice, o diretório local terá grande dificuldade em apresentar um nome competitivo para ocupar sua vaga. E quanto à Assembleia, já dito que o candidato é o ex-prefeito Custódio Mattos, o partido terá de empreender um grande esforço para persuadi-lo. Custódio ainda não se animou.
Bem dito
O deputado José Genoíno, condenado à prisão por seu grave envolvimento no esquema do mensalão, proclamou-se “preso político”, no momento em que caminhava para uma cela da Polícia Federal. Houve quem o acusasse de hipócrita. Mas, bem entendido, trata-se realmente de um preso político; preso da política da probidade e da intolerância com as falcatruas e com o assalto aos cofres públicos.
Sem discussão
A Câmara Municipal informou, nesta semana, que vai licitar a construção de sua nova sede, prevista para ocupar espaço do Terreirão do Samba, onde, aliás, samba é o que menos se tem visto. Fato é que os vereadores não esgotaram a discussão sobre utilidade, necessidade e oportunidade dessa obra de R$ 14 milhões, nas barbas de uma cidade onde pululam prioridades. Não se convocou a população para debater, não apenas o projeto como suas alternativas, por mais que estas se mostrem muito claras. Por exemplo: os vereadores não cuidaram de estudar melhor a solução já do conhecimento até do governador: o município daria parte do Terreirão para a construção do novo Fórum, oferecendo, a título de permuta, o prédio Benjamin Colucci, onde hoje hoje funcionam os serviços da Justiça.
Violência
Em plena luz da tarde deste sábado, dois bandidos assaltaram uma farmácia na Avenida Rio Branco, esquina com Oswaldo Aranha. A violência, que já condena a população a não ir mais às ruas durante a noite, agora impõe que também não saia durante o dia. Um clamou geral: prevenção, com polícia na rua, fora do quartel.

Um comentário:

  1. GENOÍNO E DIRCEU
    FICO IMAGINANDO A CARA DE PAU DESSES DOIS CIDADÃOS RECLAMANDO DAS PUNIÇÕES QUE RECEBERAM. AGORA ESTÃO POSANDO DE INJUSTIÇADOS GARANTINDO QUE VÃO LUTAR PARA SEREM ANISTIADOS. SÓ FALTA A COMPANHEIRA DILMA (PARTICIPAVA DO GRUPO CHEFIADO PELO ZÉ DIRCEU) ENCONTRAR UMA MANEIRA DE APRESENTAR UMA PROPOSTA NO CONGRESSO ALIVIANDO A PENA DOS CORRUPTOS PETISTAS, O COMPANHEIRO LULA TEM DITO QUE AINDA VAI FALAR SOBRE O MENSALÃO. VAMOS AGUARDAR AS BABOSEIRAS QUE VÃO SAIR DA SUA BOCA.

    ResponderExcluir