quarta-feira, 25 de janeiro de 2017




Cascatas e imitações



Faz parte dos registros de nossa história recente. A economia produtiva de Juiz de Fora gosta de prestar vassalagem aos fenômenos cíclicos, entusiasma-se com a onda dos negócios e com a concorrência. No final do século 19 os bancos achavam que podiam ter o mesmo destino exitoso do Crédito Real, entraram na aventura e fracassaram. Décadas depois, quando o Sindicato de Fiação e Tecelagem promoveu um congresso nacional dos industriais em Juiz de Fora, o presidente da entidade, José Batista de Oliveira, fez uma advertência ao empresariado local: a opção negativa que faziam, em efeito cascata, por conservar máquinas e equipamentos em total estágio de obsolescência acabaria levando a produção de Juiz de Fora a perder para São Paulo, onde as indústrias do setor modernizavam-se a passos largos.

Nada diferente do que se veria pouco depois na Associação Comercial, onde Francisco da Cruz Frederico chamava a atenção dos comerciantes para a devastadora concorrência dos supermercados que estariam chegando em breve.  O comércio precisava se ajustar aos novos tempos e unir capitais para concorrer com os grandes grupos. Não foi ouvido, e hoje mais de 88% das vendas estão concentradas em supermercados. Eletrodomésticos e utilidades caíram em mãos de organizações nacionais que, escudadas pelo poder de crédito e estoques em alta escala, permitem impor preços asfixiantemente  competitivos.

Naquela mesma época, meados da década de 50, um jovem chinês, Ling YU, que todos preferiam chamar de Paulinho, abriu uma pastelaria na Galeria Pio X. O grande sucesso que obteve despertou a concorrência, e logo a cidade se encheu de pastelarias. Nenhuma delas sobreviveu. Tempos seguintes, bastou um coreano entrar de novo no setor para que de imediato surgissem dezenas de pasteleiros.

Foi a partir daí que a cidade amarelou e se abriu de vez aos asiáticos, estes também adeptos do efeito cascata. Suas  bijuterias é que estão na moda.


Para não desmentir o velho efeito da imitação: há meses  simpática vovó abriu uma casa de bolos, ao perceber que as donas de casa já não mais dispõem de tempo para tal mister. Pois já despontam dezenas de fabricantes de bolos no centro e em vários bairros. Assim é, porque assim sempre foi. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário