sexta-feira, 27 de janeiro de 2017






Xenofobia


Esta foi uma semana em que, ao lado de muitas razões para o mundo se preocupar, ganhou sinais de agravamento a onda de xenofobia, ódio aos estrangeiros, fenômeno que se deve creditar aos primeiros dias do governo Trump nos Estados Unidos. Começando pelos mexicanos, com previsão de que em breve será mais restritiva a política de discriminação frente aos muçulmanos, o presidente não perde oportunidade de proclamar “América para os americanos”, isto é, para os ianques, porque em geral o governo de Washington acha que América é o pedaço que lhes coube. México e os países latinos seriam meros agregados.

Donald Trump impressiona nesse particular. A começar porque Melanie, sua bela mulher, nascida e criada na Slovênia, é mais estrangeira que qualquer cidadão do continente americano. Trump dorme sotaque estrangeiro.

Em relação aos primeiros dias do indigitado presidente, não custa uma previsãozinha despretensiosa: a menos que ele adote rumos diferentes, bem diferentes, o mundo não será o mesmo depois dele.


 Pichadores


O novo prefeito de S.Paulo, João Dória, resolveu partir para um acerto de contas com os pichadores, essa gente que emporcalha as grandes cidades, geralmente escudada pelo rótulo de praticantes da arte popular, o que é uma hipocrisia banal, inaceitável. Parece que em outros lugares outros prefeitos pretendem seguir sem exemplo. Não é sem tempo.

O direito que se pode conferir a esses criminosos é o pichamento das casas onde moram, dos muros que os cercam. Nunca o direito de pintar tolices em paredes e muros de propriedades alheias. Polícia neles!


Escândalo


Talvez preocupados apenas com a Lava-Jato e os bandidos da indústria da propina os brasileiros ainda não revelam maior preocupação com a febre amarela, que lhes parece apenas um drama localizado, coisa para os mineiros resolverem por sua própria conta. Mas a febre amarela é um escândalo. Morrer como ratos em pleno século 21  é fato escandaloso a denunciar o pouco-caso dos governos com a política de saneamento básico. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário