quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Elogio

O deputado Isaías Silvestre, do PSB, disse que gostou do que viu em Juiz de Fora: uma importante tentativa de recuperação de jovens desviados da sociedade por causa das drogas. Falando ontem, da tribuna da Câmara, citou, particularmente, o Projeto Pró-Paz, que conheceu na cidade, e atribuiu a ele uma das melhores realizações do gênero em Minas. Para Silvestre, não resta outro caminho, senão a fé religiosa, para garantir a juventude no bom caminho.
Na mosca
Tire-se o chapéu ao jurista Ives Gandra Martins, que definiu muito bem a origem do fantasma da inflação, embora o governo a ignore completamente. Diz ele:“A única forma de combater a inflação com redução de juros seria reduzir as despesas de custeio da máquina administrativa, algo que, no modelo bolivariano, é impossível e, no governo Dilma, inaceitável. Tanto que tem 39 ministérios... Neste quadro — em que o PIB decresce, a inflação cresce, o câmbio se descontrola, a máquina administrativa desperdiça, a balança comercial gera déficits e as contas externas se descompassam — causa espécie que a presidente pretenda manter-se fiel aos ideais dos regimes bolivarianos e continue a não perceber que está levando o país a um fantástico retrocesso”.
Pauta fraca
Os vereadores retomam as sessões ordinárias no dia 19, mas, pelo que se conhece hoje, não há matérias polêmicas a serem tratadas. Interessante observar, a título de colaboração: nas ocasiões em que forem escassos os temas de relevância, o Legislativo podia retomar assuntos que, longamente engavetados, por isso mesmo vão se agravando, com visível possibilidade de um grande impasse. Para citar apenas dois: a previdência dos servidores municipais e a Amac. São problemas que há anos vêm desafiando prefeitos e a Câmara.
Tese superada
Já não se pode mais esperar que o PSDB promova prévias para indicar seu candidato a presidente da República em 2014. É o que se depreende da recente manifestação dos 27 diretórios regionais, que consideram dispensável a consulta às bases. Para os observadores foi um voto de prestígio dado ao senador Aécio Neves, que está na rota de disputa com José Serra.
Com o prefeito
Está agendada para o dia 31 a reunião do prefeito Bruno Siqueira com os membros do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, preocupados com os problemas daquela casa histórica, fechada há cinco anos à visitação pública por causa de obras necessárias e não realizadas. É preciso saber o que a prefeitura pode e deve fazer, como responsável pela preservação do acervo doado por Alfredo Ferreira Lage.
Mui amigos
O jornalista Carlos Newton não é o primeiro que faz denúncia tão grave, mas nem por isso os acusados tratam de se defender. Diz ele que está em marcha nas principais capitais do País um plano destinado a esvaziar e complicar o governo da presidente Dilma e, ao mesmo tempo, alimentar a volta de Lula para disputar um terceiro mandato.
São acusadas as Centrais Sindicais, com apoio da União Nacional dos Estudantes e do Movimento dos Sem-Terra. Os envolvidos nesse complô nada declaram, deixando espaço para aquela velha história de que consentem os que calam.
Os primeiros
Está na lembrança de muitos que saiu de Juiz de Fora, em fins de 2011, o primeiro protesto popular contra a chamada “Lei da Palpada”, praticamente arquivada no Congresso, depois da nova obstrução, que ocorreu hoje. Aquele foi um protesto em forma de abaixo-assinado, com apoio de pais de família que transitavam pelo Calçadão da Rua Halfeld.
O projeto comete uma barbaridade ao incluir a palmada entre os castigos ”cruéis e degradantes”, além de permitir ao legislador invadir questão de economia familiar. Nos tempos em que as palmadas andavam solto a garotada respeitava mais os pais e a sociedade.
Pelo menor
Lê-se hoje que o Ministério Público decidiu chamar às falas o ex-prefeito alberto bejani, acusado de irregularidade na compra e utilização de uma unidade móvel, que em seu segundo mandato seria destinada a serviços na área da saúde pública. Vale o registro: trata-se do menor entre os muitos pecados daquele cidadão, principal ator num momento abjeto da história de Juiz de Fora. Enquanto a Justiça cuida das traquinagens de bejani seus grandes crimes vão andando a passos largos para a prescrição.
Privacidade
Gosto de relembrar uma das últimas conversas com o senador Itamar Franco, morto há dois anos. Manifestava ele grande preocupação com os rumos sombrios que tomava o direito dos cidadãos à privacidade. Ora, quando esse direito se dilui é porque todos os demais vão capitular. Ainda agora, o TSE prepara-se para ceder à Serasa dados pessoais referentes a mais de 100 milhões de eleitores,
Especialistas em privacidade e advogados mineiros chamam “terceirização” a essa liberalidade de um órgão público, o que é inconstitucional.
A Serasa é instituição privada para controle de atividades financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário