sábado, 31 de agosto de 2013

Compromisso

A visita de um prefeito ao Museu Mariano Procópio não é habitual, o que foi rompido neste sábado por Bruno Siqueira. Durante 90 minutos ele ouviu e dialogou com membros do Conselho de Amigos, instituição guardiãpara do grande patrimônio doado à cidade por Alfredo Ferreira Lage. Depois de enumerar recursos já contratados ou em vias de contratação para a realização de obras e serviços, o prefeito garantiu que em 2014 a Villa do Museu poderá ser reaberta à visitação pública, baseando-se em verbas do governo do estado e da MRS.
Ele também confirmou que Juiz de Fora, entre duas cidades-sede da Copa do Mundo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, terá para o Museu Mariano Procópio verbas capazes de melhorar sua referência como ponto turístico.
 
Quem ajuda
Na reunião deste sábado com os membros do Conselho de Amigos o prefeito Bruno revelou que está confiante em que as obras do Museu poderão se valer muito das emendas de dois deputados – Marcus Pestana e Margarida Salomão - que têm sido particularmente interessados nos problemas do Mariano Procópio.
Nova eleição
Um município da Zona da Mata, Santana de Cataguases, está entre os cinco do País que escolherão novos prefeitos neste domingo, dez meses depois que os eleitos foram cassados devido a prática de irregularidades. A prefeita eleita, Maria Jucélia Baesso Procaci, e o vice-prefeito, José Eduardo de Lima, acabaram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. Como a chapa havia obtido mais de 50% dos votos, foi determinada a realização de nova eleição no município.
Três candidatos estão concorrendo: Evaldo Milane Matias (PSC), Manoel Luiz Mathias (DEM) e o ex-presidente da Câmara Municipal e prefeito em exercício, Gumercindo Augusto de Resende (PSDB).
Agilização
É preciso que o Tribunal Regional Eleitoral encontre uma forma de agilizar eleições suplementares onde elas se fizerem necessárias. Os eleitos e não diplomados foram aprovados pelas urnas há dez meses, e as prefeituras daqueles cinco municípios estão sob a administração temporária dos presidentes das câmaras.
Prioridade
A Câmara Municipal anuncia a criação de um Fundo Especial destinado a recolher doações e contribuições que permitirão, num futuro ainda sem previsão quanto à sua chegada, construir uma nova sede no espaço conhecido como Terreirão do Samba.
É preciso que se esgotem as discussões sobre essa obra, de difícil realização, como se vê no apelo que fazem os vereadores à contribuição financeira da população. Mais ainda, é preciso explicar o desinteresse pela solução que parece mais racional, mais objetiva e menos onerosa, que é um convênio com o estado, que transferiria à Câmara, para seu funcionamento, a atual sede da Justiça, recebendo do município, em troca, o terreno do Terreirão onde o Tribunal construiria o novo Fórum. Nunca se soube de uma solução que melhor se ajustasse aos interesses do município.
Prazo fatal
No dia 5 de outubro, portanto a pouco mais de um mês, os partidos deverão ter registrada a filiação dos que pretendem disputar cargos eletivos no próximo ano. Pouco se tem falado, mas vale lembrar que naquele dia também expira o prazo para que os futuros candidatos definam seu futuro domicílio eleitoral. Há alguns casos em cogitação de gente que pode se mudar para Juiz de Fora neste mês, habilitando-se.
Pesquisa
Ainda não se sabe de que partido ou candidato partiu a ideia, mas está em campo uma pesquisa sobre preferências, tendências e possibilidades em relação aos candidatos em 2014 no que se refere a deputados. Os números, quando conhecidos, servirão para estimular alguns e o descoroçoamento de muitos.
Curiosidades
O TRE mineiro comemora os 81 anos da Justiça Eleitoral publicando livro sobre casos estranhos e pitorescos recolhidos no interior do estado. Sem que faltem algumas singularidades, como a que ocorreu em 1965 em Juiz de Fora, quando o Tribunal determinou a imediata retiradas das urnas instaladas na Casa D'1talia, por considerar que se tratava de “território estrangeiro”...
Utilidade
Costuma-se dizer que nada pode ganhar o rótulo de inutilidade absoluta. Há sempre o que se aproveitar em qualquer coisa. É o caso do deputado Natan Donadon, que exerceu, ao mesmo tempo, a política e a bandidagem, e por isso acaba de ser levado à cadeia. Porém, mesmo residente numa cela, a Câmara lhe preservou o mandato, para espanto geral.
É nessa decisão corporativa dos colegas que ele revela alguma utilidade, ainda que sem querer, pois, envergonhada no episódio, a Câmara está sendo forçada a admitir o voto aberto. Com isso, os corporativistas teriam de se cuidar em casos como o de Natan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário