sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Em memória

Hoje, Dia do Patrimônio Histórico, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural destacou personalidades e entidades que têm prestado serviços nesse campo. O prêmio, concedido anualmente na mesma data, passa a ter o nome de Wilson Jabour Júnior, que foi membro do Conselho e escreveu livro sobre bens culturais da cidade, que ele estudou com grande interesse. Poucos se dedicaram a esse mister tanto como o jovem advogado, que faleceu neste ano.
Contra o tempo
Nota-se uma peculiaridade em relação à ex-senadora Marina Silva. Ela desperta simpatia quase geral, mesmo entre os que não lhe deram nem lhe darão o voto. Há uma torcida para que tenha êxito o esforço que vem empreendendo desde o começo do ano no afã de registrar seu novo partido, o Rede Sustentabilidade.
Não figura entre as tarefas mais fáceis. Para levar o RS ao registro do Tribunal Eleitoral ela precisa ter 500 mil filiações atestadas, e hoje, com menos de dois meses para consegui-las, está nas 189 mil.
Candidato do PTB
O Partido Trabalhista Brasileiro em Minas avalia o quadro eleitoral de 2014 e percebe que precisa ter um candidato a deputado federal capaz de ganhar simpatia do eleitorado da região de Juiz de Fora. O ex-vereador Vanderlei Tomaz, que na eleição passada teve 2.900 votos, recebeu o convite e não vê por que não aceitá-lo.
Longa espera
Petistas que gostariam de ver Lula de novo disputando a presidência da República, mesmo que dona Dilma consiga segundo mandato, acham que o único óbice é que ele estaria muito tempo afastado do poder. Um temor injustificável, porque nunca deixou de estar perto do poder.
E há precedente. Rodrigues Alves, que alguns historiadores consideram o melhor presidente na Velha República, ficou doze anos no ostracismo, foram tirá-lo doente de seu sítio em Guaratinguetá, e ganhou.
Mais 45 dias
O quadro pré-eleitoral, ainda repleto de dúvidas, começa dentro de 45 dias a viver os primeiros lances de avaliações objetivas. A previsão é do secretário de estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, que aproveitou o feriado municipal de quinta-feira em Belo Horizonte e veio passar o fim de semana em Juiz de Fora. O prazo previsto tem uma explicação: na primeira semana de outubro os partidos políticos deverão ter filiados todos os que serão candidatos no ano seguinte. Depois disso, ninguém entra, e se sair não disputará em 2014. Aí as coisas começam a entrar nos eixos.
Antônio Jorge já se definiu. Fica no PPS e é candidato a deputado estadual.
Bandidos precoces
O escritor Eduardo Almeida Reis recebeu de um amigo, escandalizado com os bandidos juvenis que vêm tomando o Brasil de assalto, uma desanimada observação:
“Em S. Paulo, ontem, um “de menor”, 17 anos, roubou o carro que soube dirigir em alta velocidade, sequestrou um casal, e desse mesmo casal tirou cartões de crédito, clonou-os, sabendo como utilizá-los no caixa eletrônico do banco. Um inocente?”
“A hipocrisia das leis nacionais, sempre generosas com os bandidos, vai permitir que esse bandido precoce continue praticando crimes, impune pelo fato de faltarem alguns poucos meses para atingir a maioridade. Estamos liquidados!”
Sobre a verdade
No correr da próxima semana deverão ser conhecidos os nomes dos sete mineiros que vão integrar a Comissão da Verdade, criada para apurar responsabilidades por torturas durante a ditadura. As investigações dessa comissão interessam muito a Minas, estado em que, segundo a Associação dos Amigos do Memorial da Anistia, ocorreram 58 assassinatos políticos naquele período.
Não menos importante é que se tome o depoimento da presidente Dilma, que já disse saber que houve tortura nos quartéis de Juiz de Fora.
Pimenta
O ex-ministro Pimenta da Veiga, que está assumindo a presidência do Instituto Teotônio Vilela, e já se tornou uma das opões do PSDB para disputar o governo de Minas, vai percorrer o interior, ouvir e sentir o ânimo dos eleitores. Em outubro, provavelmente na primeira quinzena, estará em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário