quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Polícia criminosa

Houve quem se desse ao trabalho de contar. Nos últimos dias foram registrados, em pontos diversos do País, 30 casos em que assaltantes e traficantes tiveram ajuda de policiais, e por isso mesmo facilitados na prática do crime. Grassa uma certa impunidade nos quartéis. Os envolvidos, quando sua participação é muito escandalosa, são afastado de função, premiados com 60 dias de férias para esperar a prometida e muitas vezes descumprida conclusão de inquérito.
É preciso que sejam tomadas providências seriíssimas, sob pena de a corporação cair no descrédito, e a população repetir aquela patética indagação de Ambrósio de Lemos, antigo comandante de segurança de Luanda: “Se a polícia nos protege dos criminosos, quem nos protege da polícia?
PDT reunido
O PDT abre, neste sábado, um congresso nacional em Brasília, com o objetivo de debater o quadro político nacional. Na primeira parte, uma conferência, seguida de mesas temáticas, uma das quais para tratar da reforma política, e desta vai participar o presidente do diretório municipal, Vitor Valverde.
E o laicato?
Foi noticiado hoje que a Câmara Municipal está sendo desafiada por um projeto que pretende garantir a igrejas (quantas e quais?) participação no Conselho Municipal de Cultura. É preciso que os vereadores considerem que é exatamente na atividade cultural, quando ela é de iniciativa pública, que não se admite a atuação de quem quer defender pontos de vista religiosos. Não é por outra razão que o Congresso está em véspera de votar proposta que veda às igrejas criar novas redes de televisão.
O que se espera é que, passando pela Comissão de Justiça, tal projeto seja contemplado com o arquivo.
No esquecimento
Basta a citação de 24 de agosto para que se desperte na memória uma das grandes tragédias da história republicana. O suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, ato extremo a que foi impelido quando sentiu o mar de lama que sufocava seu governo, além das pressões de uma oposição ferrenha, que deixou o presidente acuado.
Getúlio foi o presidente que mais visitou Juiz de Fora. Cinco vezes. Chegou a instalar seu governo durante uma semana na Fazenda São Mateus. Houve tempo em que o 24 de agosto não passava sem a cidade assistir a eventos cívicos. Tempo em que o PTB, que ele criou, era um grande partido.
Má vontade
A ex-senadora Marina Silva chega ao Tribunal Superior Eleitoral carregando 250 mil assinaturas de adesões à criação de seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. E chega protestando, porque é visível a má vontade de muitos cartórios na necessária conferência dos títulos eleitorais dos apoiadores.
Como falta a liberação de cerca de 120 mil assinaturas, ela está pedindo ao TSE que releve.
Frustração feminina
Muitos já quiseram dizer, ainda que dissimuladamente, o que disse agora o deputado estadual Ademar Traiano, do PR: nem Marina nem qualquer outra mulher chegará à presidência da República, porque dona Dilma, segundo ele, mostrou que a experiência das saias está sendo um fracasso monumental.
Ademar pode ir preparando os costados, pois as feministas devem estar chegando furiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário