sábado, 10 de agosto de 2013

Por quê?

Para representar o pensamento tucano sobre a polêmica importação de médicos destinados a prestar serviços no interior, o deputado Marcus Pestana foi à tribuna da Câmara, onde deixou a seguinte indagação: se tem mesmo preocupação em melhorar o nível de atendimento, por que razão o governo não permitiu que 10% do orçamento da União ficassem reservados à saúde?
Candidatos
É grande a movimentação entre petistas mineiros neste fim de semana. Na segunda-feira encerra-se o prazo para a inscrição das chapas de candidatos à direção do partido em Minas. Setores mais preocupados com a unidade do diretório estadual passaram a semana tentando evitar a disputa entre as correntes que se formaram em torno dos deputados Odair Cunha e Gleide Andrade. Essa disputa acrescenta um dado a mais: ela põe em choque os grupos de Patrus Ananias e Fernando Pimentel, com sensíveis repercussões num futuro próximo.
Resta pouco tempo para um acordo, possível em uma terceira via. Lembrem-se que o nome da deputada Margarida Salomão figurava como pré-candidata.
O impositivo
A semana fecha com uma espinha atravessada na garganta do governo. Foi a recusa da maioria das bancadas da base de impedir a votação do orçamento impositivo. Razões não faltam para a frustração: o impositivo obriga o Executivo a pagar emendas orçamentárias aos deputados e impede que a liberação sirva de moeda de troca para o apoio dos parlamentares aos projetos de interesse dos ministros. Com a emenda, cada um deles tem R$ 10 milhões para ganhar prestígio e votos em seus redutos eleitorais.
Troca por nada
O deputado Romário, que diferentemente do que se esperou vem se revelando competente e útil na Câmara, sai do PSB para ingressar no PR. Certamente tem motivações pessoais para operar a troca, não por razões programáticas, porque os partidos andam nivelados na falta de substância.
Reparo
A Assembleia mineira prepara-se para restabelecer, simbolicamente, o mandato de Armando Ziller, que foi deputado estadual, cassado nos primeiros meses do golpe militar de 64. A iniciativa é da bancada do PPS. Acusado de defender o comunismo nos meios sindicais, ele foi denunciado em vários processos que tramitaram pela Auditoria da Quarta Região Militar em Juiz de Fora.
Entre os deputados perseguidos pela ditadura em Minas ele é o último a ser desagravado.
Sem tempo
O senador Cristovam Andrade, do PDT, diz que não lhe resta mais tempo para disputar a presidência da República. Já não vai mais pensar nisso. Mas deixa uma crítica aos que seriam seus adversários, que se dizem candidatos, mas não dizem para que querem chegar à presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário