quinta-feira, 29 de agosto de 2013

pioneirismo

O noticiário da televisão indica que alguns países, a Austrália mais recentemente, têm procurado estimular a educação alimentar entre os meninos da quarta série do ensino fundamental, como passo indispensável para futuras gerações sadias. E trata da questão como uma invenção dos povos mais desenvolvidos, o que, a bem da verdade, não constitui novidade; pelo menos em relação à cidade.
Para não ir tão longe, em dezembro de 1997 a professora Maria José Paes Leme comemorava o primeiro ano de sua experiência bem sucedida na Escola Jesus de Oliveira, onde ajustou às matérias tradicionais a educação alimentar de seus alunos, algo semelhante ao que ela já havia conseguido em escola da zona rural. Na Jesus de Oliveira fez instalar um fogão em que os próprios alunos cuidavam de produzir alimentos, sem que essa atividade perdesse o vínculo com as matérias curriculares. Por exemplo: uma aula de História sempre incluía algum tipo de alimento tradicional dos povos citados. Estudava-se o Além-Mar e logo se experimentava algo da cozinha portuguesa.
Dizia que “temos percebido que ao receber a educação alimentar o aluno começa a encarar seu cardápio de outra forma, mais consciente, mais respeitosa”, exatamente o que, com outras palavras, estão dizem os educadores 16 anos depois.
De presente
A Câmara vai autorizar, provavelmente por unanimidade, o pedido feito pelo prefeito Bruno para contrair empréstimo da ordem de R$ 41 milhões junto ao PAC, destinado a financiar obras de abastecimento de água, tratamento de esgoto e projetos de mobilidade urbana. A informação foi dada pelo presidente Júlio Gasparete na solenidade em que a Cesama comemorou os 50 anos de sua instalação.
Participando da solenidade, na noite de quarta-feira, no Hotel Ritz, o prefeito disse que é de particular importância uma terceira estação de tratamento de esgotos (as duas primeiras funcionam na Mendes Júnior e em Barbosa Lage),como passo decisivo para melhorar a qualidade do rio Paraibuna e dos córregos. É obra para estar concluída em três anos.
Um busto
Será na próxima sexta-feira, em horário ainda não divulgado, a solenidade de instalação do busto do presidente Itamar Franco na confluência da avenida que leva seu nome com a Espírito Santo. Com o mesmo modelo foram fundido três bustos. Os outro dois encontram-se no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro no edifício Credireal, onde fica o Instituto Itamar Franco.
O que faltava
Um deputado condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal por desvio de verbas, Natan Donadon, tem o mandato conservado pela Câmara. Era o empurrão que faltava para o Legislativo despencar no abismo que o separa da credibilidade.
Preso na Papuda, esse Natan não tem como cumprir o mandato. Convoca-se o suplente. Ou, como tudo é possível, pode se optar por um constrangimento: durante o dia o bandido produz e vota leis para a sociedade e à noite se recolhe à cela? Mas e quando as sessões fossem noturnas?
Encruzilhada
No episódio do senador boliviano Molina, pergunta-se na internet: Ao “punir” Antônio Patriota transferindo-o para a representação brasileira na ONU, em Nova York, Dilma lavou o bebê e jogou fora a água do banho. Se não fizer nada com Celso Amorim, superior dos fuzileiros que escoltaram o fugitivo, jogará fora o bebê junto com a água do banho. Se além de Amorim a presidente poupar o petista José Eduardo Cardozo, roçará o inusitado: com bebês demais à sua volta, Dilma se auto-arremessará bem longe. Sem água e sem banho. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário