segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Haja voto!

A agenda dos partidos ainda não inclui nomes de candidatos a deputado em 2014, mas nem por isso eles escapam de preocupações imediatas. Uma delas, que não precisa de nomes nem de prazos para dar dor de cabeça, é o quociente. Sem ele, mesmo com dados aproximativos, não há como fixar a quantidade de votos para que um deputado estadual possa ganhar a vaga.
Há, contudo, uma base para previsões. São os números do quociente em eleições anteriores. Ontem, o jornal ”Estado de Minas” lembrou que o piso para deputado em 2006 foi de cerca de 120 mil, incluídos votos nominais e os de legenda pura. Em 2010 já foram necessários 136.000, o que permite estabelecer que no próximo ano o partido ou a coligação de que fizer parte precisará de um quociente que andará em torno de 148 mil. O PR mineiro, mais comedido, acha que quando chegarem a 140 mil os votos de seus candidatos e da legenda ganhará uma cadeira na Assembleia.
Azedando
A presidente Dilma realmente se aborreceu ao saber que sua vida política e pessoal foi bisbilhotada pelo governo dos Estados Unidos, e nesta altura dos acontecimentos pode ser que ela formalize irritação cancelando a viagem a Washington prevista para o próximo mês. Seria uma resposta à altura, mas no governo há quem advirta para as consequências dessa atitude nas relações futuras entre os dois países, ainda que se reconheça estar dona Dilma coberta de razão.
Seja como for, essas relações já podem ser definidas como acescentes,isto é, tendem a se azedar.
Voto eletrônico
O Tribunal Superior Eleitoral, com apoio de seus Tribunais Regionais, não vai alterar o plano que adotou em relação à votação biométrica. Introduzirá o sistema, antes de tudo, em pequenos municípios, e, dentro de uma escala ascendente, seguirá depois para os médios e grandes colégios eleitorais. Vale dizer, segundo informações de Brasília, que Juiz de Fora está entre os municípios mineiros que em 2014 ainda terão eleição sem a novidade do dedo identificador.
Novo protesto
Com uma pauta de reivindicações liderada pela campanha que exige a prisão dos mensaleiros, o fim do voto obrigatório e a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, o Anonymous é o site da internet que planeja atos de protesto em 140 cidades durante o 7 de Setembro. E está apostando no que seria o “maior protesto da história do Brasil”. Os integrantes do Anonymous só se identificam por meio de apelidos e usam máscaras.
Risco calculado
Com toda evidência de que teme os desdobramentos de uma invasão armada na Síria, o presidente Obama, longe de ter o respaldo da maioria da sociedade americana para tal agressão, deve estar conversando com seus botões e travesseiros sobre o desastre antecedente que foi a invasão do Iraque, nos tempos de Bush. O pretexto era o mesmo, armas químicas, depois demonstrado que não existiam.
Pela tradição
Não constitui novidade. Na Zona da Mata a eleição de prefeito em pequenos municípios é sempre muito apertada. São muitos os casos em que a escolha dos eleitores se define por um ou dois votos. No domingo, em Santana de Cataguases, onde houve eleição suplementar, o candidato Manoel Luiz Matias, do DEM, venceu com 1.496 votos, apenas dois acima do segundo colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário