quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alternativa

Os muitos admiradores da ex-senadora Marina Silva em Juiz de Fora, onde em 2010 ela teve 19% dos votos na corrida presidencial, passam a semana sob a expectativa do desenlace da corrida para garantir a formação do Rede Sustentabilidade, seu novo partido. Para tanto, ainda há uma grande dificuldade de natureza burocrática, além da visível má vontade dos meios políticos que têm interesses diretos no governo.
Faltando 10 dias para que ela cumpra as formalidades, aqui como em várias partes do Brasil o que se imagina é que, fracassada sua tentativa, ela se filiará a um partido já constituído, para garantir espaço na campanha eleitoral de 2014, e continuar trabalhando para ajeitar o seu Rede.
A fartura
Levanta-se o presidente da Câmara, Henrique Alves, contra o excesso de partidos, que agora já são 32! Realmente, estabeleceu-se uma alegre farra partidária, criticada pelos que veem nesse fenômeno uma pulverização ideológica. A observação faz sentido. Mas também cabe indagar: e os velhos partidos? sem ideologias e sem proposta programática.
Honorário
Sindicalista mais homenageado no País, Clodesmidt Riani colecionou mais um título nesta noite. Recebeu o diploma de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, onde foi saudado pela vereadora Elaine Matozinhos.
Riani, aos 92 anos, é também o remanescente do polo que exerceu maior influência no governo João Goulart. Esse grupo, segundo Darcy Ribeiro, contou ainda com Benedito Cerqueira, Roberto Morena, Oswaldo Pacheco, Temístocles Batista, Dante Pelacani e Severino Schnaipp.
Longa viagem
Na entrevista-biografia que a TV Cultura exibiu ontem sobre o jurista Célio Borja, ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal, a esposa dele, dona Helena, revelou que se conheceram e iniciaram o namoro durante uma viagem de ônibus entre Rio e Juiz de Fora. Foi na década de 50, quando aquela viagem, pela velha União Indústria, demorava nada menos de sete horas... Tempo suficiente para se construir um sólido romance.
Pelo telefone
Informam as Efemérides de Juiz de Fora que hoje transcorre o 130º aniversário dos trinta primeiros telefones, cuja instalação teve de vencer uma campanha maldosa e velhaca naquele 1883. Espalhava-se na cidade que ao primeiro relâmpago o telefone provocaria choque mortal.
Linha própria
´ O senador Clésio Andrade vai prosperando em seu projeto de forçar o PMDB a disputar o governo de Minas em faixa própria, o que provoca imediata dificuldade para o comando nacional do partido, já de malas prontas para embarcar em nova e confortável aliança com o PT. E Minas pode acabar sendo um grande obstáculo.
Os peemedebistas adesistas já nem podem argumentar com a carência de um nome competitivo. O próprio Clésio se dispõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário