quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sem novidades

Ontem e hoje foram consultados dirigentes ou figuras expressivas dos partidos políticos que atuam em Juiz de Fora, e a unanimidade indicou que não haverá mesmo muita surpresa até o dia 5 para a filiação de candidatos a deputado. Novos não entram e os que vão disputar já estão em seus lugares.
Animação
No PDT, presidido pelo ex-secretário de Administração Vitor Valverde, uma corrente vem se entusiasmando com a ideia de o partido ter candidato próprio a deputado estadual. Sondado, o ex-vice prefeito Eduardo Freitas esquivou-se. Outra corrente parece tender a dar apoio à candidatura de Custódio Mattos.
Menores
Há 13 anos, nesta data, o presidente Fernando Henrique assinou o Decreto 3.597, elogiado em todo o mundo, mas em grande parte repousa no campo das boas intenções. O decreto promulgava a convenção 182 e a Recomendação 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para sua Eliminação, concluídas em Genebra, em 17 de junho de 1999.
Falta muito para chegarmos ao ideal.
Luta antiga
Por falar em aniversário, também hoje é dia da Lei 5.351, de 1967, sancionada pelo presidente Costa e Silva, que definia benefícios para ex-combatentes que houvessem participado da Segunda Guerra Mundial. Vale o registro por causa de um dado que envolveu Juiz de Fora e muitas discussões. Como trabalharam na FEEA, a antiga fábrica de espoletas e armas de Benfica, portanto possível alvo de bombardeios inimigos, os funcionários pretenderam, sem êxito, obter prerrogativas da nova legislação.
Apimentado
Supondo-se que o candidato do PSDB ao governo do estado seja o ex-ministro Pimenta da Veiga, e o Partido dos Trabalhadores lance o ministro Fernando Pimentel, o mínimo que se pode esperar é uma campanha apimentada...
Estrada
Os setores responsáveis pela divulgação do governo do estado ainda não deram conta do bom andamento das obras da estrada que vai ligar a Zona Norte de Juiz de Fora ao aeroporto de Goianá. Há quase dez anos é insistentemente pedida essa via de comunicação, com 14 quilômetros de extensão, considerada fundamental para consolidar o terminal de cargas.
Veteranos
Recentemente confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, como um dos novos partidos políticos do País, a Arena não vai dispensar a adesão dos políticos com mandato que na década de 60 participavam da primeira versão arenista. No caso de Juiz de Fora, apenas um. O ex-deputado Fernando Junqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário