quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Lei única

Repassando velhas anotações sobre lances espirituosos no Parlamento, deparo como o gaúcho Antônio Ferreira Viana, deputado pelo Rio de Janeiro, que em 1904 sentenciou: “O Brasil só precisa de uma lei. Uma lei que diga que é preciso cumprir todas as outras”...
Dois tentos
A presidente Dilma vai fechar o mês com dois pontos favoráveis ao seu projeto de reeleição. O primeiro foi o Mais Médico, que, a despeito de todas as críticas, melhora sua imagem nos pequenos municípios. Outro tento eleitoral que ela acaba de marcar é a desistência da viagem aos Estados Unidos, como forma de protesto conta a espionagem de Washington.
Aliança
Quando se olha para o processo eleitoral de 2014 fica estabelecido, desde agora, que o PMDB vai prestigiar a aliança política que construiu no ano passado com o PMN, apoiando seu presidente,Isauro Calais, candidato a deputado estadual. De qual outro partido aliancista poderá sair o nome para tentar ser deputado federal?
O que resta
O colunista César Romero, da “Tribuna de Minas", colhia opiniões sobre o esperado e famoso voto do ministro Celso de Mello. Prestigiou-me com o convite para opinar. Disse-lhe então: “Esperava-se que, ao dar o voto decisivo sobre os embargos infringentes no caso dos bandidos do mensalão, o ministro Celso de Mello priorizasse, acima de uma questão jurídica colocada a serviço das procrastinações, o sentimento nacional pela moralização política. O Supremo Tribunal Federal era uma das duas tábuas de salvação. Resta a última, que é o eleitor saber votar.”
Fato relevante
Neste mês de poucos fatos realmente relevantes para a política nacional, fica em destaque a decisão do PSB de sair da base de apoio ao governo Dilma; não propriamente por causa de alguns votos no Congresso, que podem ser renegociados individualmente, mas por criar uma fenda eleitoral no Nordeste, além de encurtar mais um pouco a distância entre os projetos políticos do governador Eduardo Campos e o senador Aécio Neves.
Sugestão do dia
Para pessoas de bom gosto, a sugestão é conhecer, amanhã, a partir de 18h, a exposição sobre os vitrais de Juiz de Fora, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, iniciativa da Funalfa.
Peso das urnas
Quaisquer que sejam os quadros políticos que começam a ganhar contorno no dia 5, quando termina o prazo para a filiação dos futuros candidatos, é preciso levar em conta que 55% dos votos dos brasileiros estão concentrados em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Dos 140 milhões que poderão votar, os mineiros entram com 10%: 14 milhões.
De passagem
O 18 de setembro, dedicado aos Símbolos Nacionais, passou sem que se fizessem referências à Bandeira, ao Hino, às Armas e ao Selo Nacionais. Sua preservação e as comemorações devidas estão definidas na Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário