sábado, 21 de setembro de 2013

Primavera

Já sem o esplendor de outros tempos, quando as estações do ano chegavam e saíam com maior nitidez, a primavera começa oficialmente neste domingo, exatamente às 17h44min, com a promessa de durar 89 dias, 20 horas e 27 minutos.
Para perturbar a alegre temporada de flores e cores, no dia 19 de outubro começa o indigesto horário de verão.
Reta final
Os próximos doze dias definem o quadro partidário em relação aos que estarão aptos a disputar cargos eletivos em 2014. É preciso que os candidatos estejam em seus lugares no dia 5 de outubro, um ano de antecedência. É o que diz a lei eleitoral.
Como se informou em vezes anteriores, não há previsão de novidades em relação a Juiz de Fora. Duas possibilidades especuladas, ainda que remotíssimas: o ex-prefeito Custódio Mattos deixar o PSDB e o reitor Henrique Duque filiar-se ao PCdoB.
Morosidade
Em 2003, portanto dez anos passados, o hoje senador Zezé Perrella foi processado por ocupar irregularmente um apartamento da Câmara dos Deputados, em Brasília. Pois só agora ele é chamado a prestar contas. Sabendo-se, de antemão, que vai dispor de mais uma década para se defender, o que talvez nem seja necessário, pois gozará da prescrição.
Pelo mesmo em um ponto a Justiça brasileira se faz igual para todos. Ela é morosa tanto para fracos como para poderosos.
Novos partidos
Boicotado vigorosamente pelo PDT, o Solidariedade, novo partido que está sendo organizado pelo sindicalista Paulinho, conseguiu superar várias dificuldades, obteve o número suficiente de eleitores para se registrar no TSE e está praticamente com vaga garantida na corrida de 2014.
Menos tranquilo é o Rede, da ex-senadora Marina Silva, que tem doze dias para comprovar mais 40 mil adesões.
Ineditismo
Observe-se que no ano passado o PMDB teve em Juiz de Fora sua mais retumbante vitória. No primeiro turno desalojou o PSDB, que estava no comando da prefeitura. No segundo, impôs ao PT uma diferença de 41 mil votos. Pois, menos de um ano depois, esse mesmo partido caminha para não ter candidato próprio. Vai apoiar o PMN para eleger Isauro Calais deputado estadual, deixando em aberto a candidatura a deputado federal.
Congresso
Será nos dias 22 e 23 de novembro, em Belo Horizonte, o XVIII Congresso Estadual do PPS, quando, segundo a presidente estadual, deputada Luzia Ferreira, o partido “estará desafiado a construir um processo sólido de renovação, tendo em vista as eleições proporcionais de deputados federais e estaduais de 2014”.
No mês passado, o Diretório Estadual elegeu os nomes da comissão responsável por elaborar as propostas de documentos e teses do XVIII Congresso do partido. Integram-na Jorge Espeschit, Juarez Amorim, Luzia Ferreira, Márcio Kangussu, Paulo Elisiário e Raimundo Benoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário