sábado, 5 de setembro de 2015





GRAVIDADE E MISTÉRIO


Ficou como frase lapidar da semana aquela que o vice-presidente Michel Temer usou para pintar sombrio o futuro da presidente Dilma. Disse que do jeito como as coisas se precipitam, ela não tem como chegar ao fim do mandato. Eis uma declaração que tem tudo para estimular nossos problemas. Num primeiro momento parece ter faltado a ele uma dose de cortesia, considerando-se que é o sucessor de dona Dilma. Em segundo lugar, tomando-se que até há pouco era o coordenador político do governo, a convite dela, e portanto convivendo com as intimidades palacianas, seria de sua obrigação prestar à Nação maiores esclarecimentos, além de uma frase de previsão sinistra. Não se concebe que tenha ele chegado a uma constatação tão grave sem que saiba de coisas e fatos ainda mais sérios além de tudo que sabemos.

A semana também vai ser fechada sem esclarecimentos maiores sobre o que está acontecendo nas relações do ministro Leyv com a presidente e sua assessoria política. Há desencontros e ressentimentos que contribuem para ampliar as incertezas sobre a crise financeira. As correntes de influência no governo digladiam, num clima de confusão. O próprio governo desautorizou o ministro sobre alguns aspectos dos ajustes tributários, para depois, numa reviravolta, prestigiá-lo.
Para completar e agravar: vive em total desordem a base parlamentar que tem obrigação de ajudar a presidente.



CRISE COMPENSADA


O cancelamento do desfile das escolas de samba no carnaval de 2016 é um dado a mais para demonstrar que os cofres realmente andam pobres. Essas escolas não conseguem se autofinanciar, não promovem durante o ano, não fazem dinheiro. Se a prefeitura deixa de financiar não há desfile. Fica uma advertência: desfile não pode ser patrocinado exclusivamente com dinheiro público.

Na quinta-feira, ao falar na inauguração da creche Marcelo Gaio, o prefeito Bruno Siqueira garantiu que, apesar da crise, a cidade nunca teve um volume de obras como o que agora se vê. Para compensar os problemas nacionais, diz que sua equipe está trabalhando mais, sem tolerância com corrupção e com aplicação inadequada do dinheiro público.



A PROPÓSITO...


Se faltava para a cidade uma obra do nível de primeiro mundo, o mês de setembro foi inaugurado com a creche Marcelo Gaio, no bairro Santos Dumont.

Diante do que se tem ali, nada mais se pode exigir para empreendimentos desse tipo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário