terça-feira, 15 de março de 2016





MUITO ALÉM


A deputada Margarida Salomão, participando de debate da TV Câmara na noite de segunda-feira sobre o momento político, considerou que o juiz  Moro exorbita, vai além de suas atribuições, e acha que esse avanço de responsabilidade e autoridade precisa ser levado em conta na atualidade brasileira. Advertiu a deputada petista que não se trata apenas de uma opinião pessoal, pois percebe que sua preocupação tem sido respaldada por eminentes juristas.


BATATA QUENTE

Sobre o juiz Moro: não parece que ele ficará em maus lençóis se o ex-presidente Lula ganhar foro privilegiado e, portanto, fora do seu alcance para processá-lo, muito menos prendê-lo. A chegada de Lula ao Ministério tira das mãos do juiz uma batata quente: as consequências imprevisíveis do recolhimento à cela de alguém que tem inegável liderança sobre uma parte da população. Manietado pelo foro privilegiado, Moro deve estar dando graças a Deus, pois o prosseguimento da ação penal já não estará no campo de seus poderes.


REAÇÃO INJUSTA


Na cobertura jornalística do protesto de algumas pessoas contrárias à presença de políticos nas manifestações de São Paulo (Aécio, Alckmim, Paulinho da Força, Marta Suplicy) parece que nem todos sabiam que os indesejados são os mesmos que ajudaram na mobilização e contribuíram para a gigantesca concentração. A repulsa aos políticos não é boa, pois sem a política o movimento da rua não vai a lugar nenhum, e a crise não se resolve. Sem o apoio dos políticos o impedimento da presidente não acontecerá, como também não se viabilizará sua permanência. 

Noticiou-se também a repulsa à presença do Pastor Malafaia, muito conhecido por ser um polemista agressivo. Será preconceito com um líder evangélico? 

Estes episódios precisam ser melhor estudados, pois não contribuem para a superação da crise; muito pelo contrário, só agravam e prolongam o calvário do povo brasileiro.



REGISTRO


Em mês de política tão esquentada e começo das sondagens eleitorais, vale lembrar, a título de curiosidade, e só isso, que março registra na cidade a votação mais expressiva de todos os tempos. A “balaiada” ocorreu na eleição de 1930, quando a chapa Getúlio Vargas-João Pessoa teve 3.198 votos contra 696 da chapa Júlio Prestes-Vital Soares.



DIFICULDADE


Ficam os candidatos sabendo desde já que terão imenso trabalho para obter ajuda financeira de empresários, principalmente se precisarem de dinheiro de caixa dois, aquele que evita exposição de excesso de gastos e problemas com a Justiça Eleitoral. As empresas, com toda razão, olham o que vem acontecendo com Odebrecht, Andrade Gurtierrez e OAS. Barbas de molho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário