quarta-feira, 23 de março de 2016




ORDEM DE COMANDO


Depois de ter fixado em 29 a data para definir se permanece no governo ou dele desembarca ao perceber que o barco faz água sem ter uma enseada segura à frente, o PMDB  tenta evitar qualquer responsabilidade direta no rumo dos acontecimentos imediatos. É o que nos dizem os cientistas políticos e jornalistas mais credenciados para elaborar tal análise. Contribuiria para tanto as muitas incertezas que se acumulam no Palácio do Planalto.

O clima de expectativa se estende a Juiz de Fora. No sábado, quando esteve na cidade e se reuniu com o partido, o presidente regional Antônio Andrade preferiu dizer apenas que aguarda orientação do presidente nacional, Michel Temer, com quem tem mantido contatos freqüentes, apesar dos perigos do grampo nos telefonemas.  O vereador Antônio Aguiar, por sua vez, disse a Andrade que em Juiz de Fora os peemedebistas esperam que ele sinalize a conduta a ser adotada frente ao rompimento com o governo, o que para muitos já são favas contadas. No Estado o partido espera Temer; na cidade espera a palavra de Andrade.   

Há um detalhe que escapou das conversas com o presidente. Tão sensível e delicada a situação do governo Dilma é o quadro que se abre diante do governador Fernando Pimentel. O que significa que às nuvens de Brasília Minas juntam as suas próprias nuvens. Pimentel se debate com imensas dificuldades, uma delas referente ao impasse com as folhas dos servidores, um problema que ainda não atormenta o sono de dona Dilma.




ROGAI POR NÓS


A partir desta segunda quinzena, como atestam muitos fiéis, os celebrantes das missas passaram a fazer referência frequente à crise política do País, sem uma clara tomada de posição, mas para pedir socorro e proteção dos céus em momento tão difícil  e sombrio. É hora de rezar e pedir a Deus que pelo menos as coisas não se tornem piores.

Na noite de ontem, encerrando na Catedral a cerimônia do Encontro, o arcebispo dom Gil Antônio dirigiu as orações no sentido de que nos levem a  uma pátria sem a corrupção, como essa que tem revelado a  Operação Lava Jato. Desejou partidos e políticos com mãos limpas. Que nas próximas eleições estejamos livres da corrupção, como também devemos rezar para que estejamos livres do regime ateu. Precisamos, disse ele, de governo que não despreze o amor, a paz e a serenidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário