quinta-feira, 10 de março de 2016





O DOMINGO


Aproxima-se o 13 de março, agendado pelos movimentos que querem o impedimento da presidente. O ‘treze ‘é número considerado de sorte por uns e azar para outros. No popular jogo de bicho o ‘treze’ pode significar borboleta ou galo. Caso o significado seja borboleta sugere uma paisagem aprazível. Mas, se for galo, o significado pode ser de briga. Entretanto, para o Brasil pode significar uma data histórica.  

É também de Marcelo Frank esta reflexão:

“As manifestações coloridas de verde e amarelo demonstraram até o momento o sentimento daqueles atingidos pelas atitudes do governo federal. É um segmento mais esclarecido, melhor informado e inconformado com os rumos do país. É a tradicional classe média que ao se manifestar sempre fez a diferença na política nacional.

Há também um segmento popular insatisfeito com as políticas públicas: saúde, educação, transporte coletivo, segurança etc. Nas cidades de maior porte a ineficiência desses serviços faz a vida do brasileiro mais difícil. As causas são as irmãs siamesas: má gestão e a corrupção. Houve uma grande manifestação em junho de 2013 a partir das mobilizações de jovens na capital paulista inconformados com o aumento da tarefa de transporte coletivo, que foram duramente reprimidos pela polícia, e usados pelos ’black block’. O movimento contaminou a opinião pública, e aconteceu em todo o país, inclusive em Juiz de Fora. A insurgência popular de 2013, ainda pouco explicada pelos cientistas sociais, aconteceu de forma desorganizada sem lideranças e contra as lideranças tradicionais. Não passou de um espasmo dos insatisfeitos. Submergiu ao cotidiano, para alívio do governo federal.

E acrescenta Marcelo: “Como dizia o poeta ‘de tudo fica um pouco’.  A insatisfação com o grupo político no poder no Brasil a mais de treze (a ele aí de novo) anos aumenta com a crise econômica que parece não vai arrefecer tão cedo. A polarização entre os defensores do governo e os opositores parece chegar ao clímax, O ano eleitoral de 2014 parece não ter acabado... Então o próximo domingo com as manifestações programadas contra a presidente e seu partido, poderão contribuir para uma mudança política no Brasil”.




    


Nenhum comentário:

Postar um comentário