sábado, 18 de junho de 2016






Gol de mão


Segundo Eduardo Almeida Reis, que de Juiz de Fora escreve para o Brasil as coisas mais sérias que precisam ser ditas, nada tão idiota e hipócrita que o protesto de patriotas que se irritaram com a derrota da seleção frente ao Peru, com um gol de mão dos adversários. Ora, se estamos num País onde todo mundo mete a mão, qual a queixa?

Vem a  propósito, quando por aqui já não sabemos mais quem não cedeu à propina. Todos metem a mão e o crime se generaliza. E agora, até o presidente, em quem são depositadas esperanças na retomada do desenvolvimento e da paz social. Algo preocupante, mesmo quando se sabe que as denúncias partem de um Sérgio Machado e outros semelhantes, que, podendo até estar dizendo a verdade, são gente originalmente desacreditada que cometeu os mesmos crimes pelos quais tenta escapar das malhas da Justiça pela discutida via da delação premiada.

Apontam o dedo indicador, sabendo que os outros dedos voltam para si próprios. Os julgadores estejam então de ouvidos atentos para as ciladas, sem descuidar da apuração cuidadosa dos fatos apresentados, pois a delação, mesmo sob alguns aspectos útil à Justiça, carrega sempre alguma suspeição. É fenômeno genético. Os delatores, antes de tudo, estão à caça de um prêmio para reduzir os castigos a que serão condenados.

É um detalhe a ser considerado, sobretudo quanto à imediata divulgação das suspeitas, pois se lançadas, causam danos irreparáveis aos eventuais inocentados.

Por fim, não custa repetir: não nos bastará enterrar os corruptos e os agentes da corrupção. O que temos de sepultar com eles é o sistema político-eleitoral que os favorece. Se a Justiça ficar apenas nas pegadas desses criminosos da hora em breve eles ou seus herdeiros estarão de volta.



Memória (III)

   
São antigas as dificuldades de diálogo das lideranças da cidade com o governo estadual, salvo as raras exceções com Antônio Carlos e Magalhães Pinto. Já no começo do século passado enfrentávamos a má vontade de Cesário Alvim, que colocava a cidade em plano secundário na distribuição de recursos e, entre outras coisas, procurou desestimular o projeto da Academia de Comércio. Ouro Preto, capital da província, odiava a gente de cá. “Pessoal rude de fazendeiros e operários”, diziam lá.

Os problemas iriam se acentuar em 1937 quando da visita do governador Benedito Valadares, que apoiava a candidatura de José Américo à presidência da República. Ao passar em frente ao prédio da Rua Halfeld, 758, onde funcionava o comitê de José Armando Sales, foi alvo de estrondosa vaia, seguida de pedras atiradas pelos admiradores do candidato adversário. Isso o desagradou  muito. Fechou-se para Juiz de Fora.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário