quinta-feira, 16 de junho de 2016





TEMPORADA DAS ALIANÇAS


Conhecidos quatro nomes para disputar a prefeitura, com escassa possibilidade de que esse número seja ampliado, aos pequenos partidos sobra espaço para a elaboração das alianças. A decisão da deputada Margarida Salomão de entrar na disputa, pelo Partido dos Trabalhadores, garante oportunidade para partidos e correntes de esquerda, a começar pelo PCdoB, que com a entrada da deputada ganha um argumento para abandonar o arriscado projeto de candidatura própria.

O prefeito Bruno Siqueira, que deve mesmo contar com o apoio do PSDB, tem assegurado sete legendas que estão se consolidando em torno de sua candidatura, a começar pelo PTB e possivelmente logo com o DEM.

O deputado Noraldino Júnior, cuja candidatura é amplamente trabalhada nas redes sociais, tem conversado muito com representantes de pequenos partidos, terá o apoio de alguns, mas parece interessado em não tornar publicas as adesões. Por enquanto.

O empresário Wilson Resende, do PSB, não fala de alianças, mas garante que suas pesquisas já lhe creditam dois dígitos. Ele terá na campanha a experiência do grupo político do ex-prefeito Tarcísio Delgado, que sempre disputou com apoio de boas alianças.

Os acordos interpartidários são importantes tanto pelo voto que produzem e pelo segundos de televisão que negociam, como também porque vivem a expectativa de poderem indicar o nome do vice.



MEMÓRIA (II)


Raros – nada além de cinco – foram os políticos com militância em Juiz de Fora que lograram chegar ao governo do Estado:

1) Luiz Eugênio Horta Barbosa, nasceu e morreu em Juiz de Fora, e foi presidente das províncias do Espírito Santo, Piauí, Alagoas e Minas (1887-1888) .

2) Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, presidente de Minas em 1926, depois de ter sido vereador e agente executivo em Juiz de Fora.

3) Nísio Batista de Oliveira, que governou o Estado a partir de 1945 durante ano e meio,

4) João Tavares Beraldo, nomeado interventor pelo presidente Eurico Gaspar Dutra em 1946, ficando no cargo durante sete meses.


5) Itamar Franco (apenas ele e Nilo Peçanha governaram seus estados depois de terem sido presidente da República). Ex-prefeito e ex-senador foi eleito em 1998 para o Palácio da Liberdade para um mandato de quatro anos.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário