terça-feira, 21 de junho de 2016






Registros


 1) Quaisquer que sejam os candidatos a prefeito, independentemente dos partidos ou das correntes ideológicas que representem, há um desafio comum, que desde já deve aguçar a curiosidade dos eleitores mais interessados nos destinos da cidade. É como pretendem resolver o grave problema da nossa indigência financeira, que impede a realização de obras fundamentais. Costuma-se recorrer às relações políticas com o Estado e com o governo federal, mas estes estão em situação ainda pior. Qual o caminho que pretendem inventar?    

2) Garantem os observadores que o final do mês pode ser decisivo para o governador Fernando Pimentel, sob suspeita em alguns inquéritos. A Procuradoria-Geral da União não tem dúvida de seu envolvimento na captação ou desvio de dinheiros suspeitos.

3) Parece ser a próxima eleição a primeira a ter como candidatos a um novo mandato todos os 19 atuais vereadores. O que estreita oportunidades para quem vai disputar pela primeira vez.

4)  Em nota anterior, que confirmou a candidatura a prefeito do deputado Lafayette Andrada, faltou informar que seu partido é o PDS, não de outras legendas parecidas, das quais pode esperar apoio.   



Memória (IV)


As queixas que hoje se fazem contra o frio excessivo têm antecedentes ilustres. Dele já falava Murilo Mendes em “Idade do Serrote”, quando se via obrigado a recorrer ao aconchego de sua Sebastiana para se aquecer.

Sílvio Romero, um dos grandes escritores do País, veio morar na Rua de Santo Antônio em 1911, e ali produziu parte de sua História da Literatura Brasileira. Escreveu a um amigo anunciando que estava de saída. ”Não demoro mais em Juiz de Fora, cujo clima é frigidíssimo no inverno”, como recorda Dormevilly Nóbrega. Sílvio morreu em 1914.


Em tempos passados, outro ilustre que aqui morou, Louis Creosol (1867-1930) meteorologista dos maiores do seu tempo, conseguia dar a Juiz de Fora algumas dicas do tempo, na Rua do Sapo (Fonseca Hermes), onde hasteava pequenas bandeiras de cores diversas para indicar a previsão do tempo. Bandeira cinza era sinal de mais frio. E não errava. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário