segunda-feira, 20 de junho de 2016



Lafayette presente


O deputado Lafayette Andrada confirmou ao blog que vai disputar a prefeitura em outubro, sendo oficializada sua candidatura em fins de julho. A convenção, ainda sem data definida, deverá ocorrer com base em alianças que ele e seu partido, o PST, estão construindo. Com quatro vereadores, o PST é hoje a bancada majoritária na Câmara Municipal.

Lafayette entende que pode apresentar um plano de governo compatível com as ansiedades da população, da qual faz parte há anos, quando se mudou para Juiz de Fora. “Acredito que neste momento o grande anseio dos juiz-foranos é uma proposta nova e disposição para a retomada do desenvolvimento”, diz ele.

Com a decisão do deputado sobe para cinco as candidaturas confirmadas. Além dele, entram na disputa Bruno Siqueira, Wilson Resende, Noraldino Júnior e Margarida Salomão.   

Até o final deste mês os partidos deverão fixar as datas de suas convenções, que geralmente são marcadas de acordo com as disponibilidades da agenda dos deputados.



Memória (IV)


Na Constituinte de 1934, quando se propunha a introdução na Carta Magna da representação classista e o bicameralismo – uma Casa técnica e outra política – duas personalidades de Juiz de  Fora tiveram papel destacado. Albert Surek, fundador do Sindicato dos Bancários e promotor, no ano anterior, do Congresso Sindical Proletário, foi um dos 11 delegados de Minas. 

Outro papel importante desempenhado por Odilon Braga, que havia sido personalidade fundamental na Revolução de 30 e depois ministro de Vargas. Coube a ele relatar a questão classista no capítulo referente ao Poder Legislativo. Esse relatório ajudou a sepultar a inovação, baseando-se, entre outros argumentos, no fato de no Brasil as classes não estavam perfeitamente definidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário