terça-feira, 14 de junho de 2016






REGISTROS

1) No final do ano passado o senador Aécio Neves propôs que o PSDB não abrisse mão de ter candidato próprio às prefeituras em municípios com mais de 200 mil eleitores. No caso, Juiz de Fora também. Sabendo-se que estaria desinteressado nessa jornada o ex-prefeito Custódio Mattos, aventou-se o nome do deputado Lafayette  Andrada, que à época era tucano. De lá até agora o partido não sentiu base em outro nome, o que vem contribuindo para levá-lo a  apoiar a reeleição de Bruno Siqueira.

2)  O PTB, que agora em Juiz de Fora pertence ao grupo político do deputado Isauro Calais, foi o primeiro a promover pré-convenção, passo inicial para fechar a chapa de candidatos a vereador, que inicialmente pretendia ser completa, mas deve se abrir a uma coligação na  proporcional. Quanto à eleição majoritária, o caminho é o apoio a Bruno.

3) A incrível sucessão de fatos novos e graves no quadro político em Brasília tem dificultado a ausência dos deputados federais para assistir na cidade as conversações sobre a sucessão municipal. O que também concorre para manter os acertos finais em suspenso.

4) Conhecida a tragédia moral em que está mergulhada a política, com raríssimas figuras a salvo no vasto oceano da corrupção, indaga-se com que discurso os candidatos vão tentar chegar aos eleitores em outubro e sensibilizá-los?

5) É mais que suficientemente conhecida a tática das bancadas do PT e do PCdoB no Senado: atrasar, tanto quanto possível, os trabalhos da comissão processante do impeachement da presidente afastada Dilma Rousseff, de forma que se esgote o prazo de seis meses para a conclusão dos trabalhos, e ela volte ao cargo, mesmo com o tumulto que o retorno provocaria na vida nacional.

6 ) Preso há cinco dias na Penitenciária de Linhares, pelos atos de corrupção conhecidos, quantos dos antigos colaboradores e os novos companheiros pastores já foram visitar o ex-prefeito alberto bejani.



MEMÓRIAS (I)

Nem sempre o poder e o prestígio definem a eleição de um vereador, que muitos consideram a mais difícil de todas. Foi o que se viu em 1860, quando os dois homens mais poderosos da cidade tiveram de se contentar com uma suplência. Henrique Halfeld ficou em 11 lugar,com 442 votos, e Mariano Procópio em 18, com 201 votos. O mais votado foi José Capistrano Barbosa, 652, de quem a cidade nunca mais ouviu falar.

Em 1900 o notável poeta Belmiro Braga, que o Brasil inteiro aplaudia, não conseguiu ser eleito vereador onde nasceu, distrito de Vargem Grande,que mais tarde se penitenciou adotando o nome dele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário