sexta-feira, 22 de julho de 2016






ALIANÇAS MUNICIPAIS


Iniciou-se, há dois dias, o período para realização das convenções municipais dos partidos políticos que participarão do pleito de 2 de outubro. O prazo termina em 5 de agosto, e o cenário aponta para nove pré-candidatos ao cargo de prefeito de Juiz de Fora, e centenas de candidatos à Câmara Municipal.

Os partidos que sinalizam com lançamento de candidatos para prefeito são: PMDB, PT, PSC, PSB, PSD, PC do B, PPS, PSTU e PSOL. Mas poderão surgir composições ou até novas candidaturas. O PSDB, que não lançou candidato próprio, resolveu apoiar a reeleição do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), pelo que afirmam os dirigentes tucanos locais.

O elevado número de candidatos para a prefeitura aponta uma fragmentação de votos, e torna incertos os nomes que serão os dois finalistas para o segundo turno, no último domingo de outubro. 

De certa forma fica demonstrada a pluralidade partidária representada na cidade. Isto é bom por um lado, pois o eleitor tem várias opções de candidatos. Por outro lado, elas podem se tornar difíceis para os dois finalistas nas composições de segundo turno.

A escolha de adversário preferido é mais fácil para os partidos de oposição ao partido no poder, mas se as contendas forem muito duras pode-se inviabilizar o necessário apoio na etapa seguinte.
A questão ideológica passa longe quando os interesses eleitorais carecem de votos. Veremos certamente alianças contraditórias. A conferir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário