quinta-feira, 14 de julho de 2016







Novo tempo


O ex-deputado Paulo Delgado, que cumpriu seis mandatos e hoje trabalha como consultor da Federação das Indústrias, falando ao jornal O Globo sobre sua visão da atualidade política, define o PT, partido a que pertenceu e liderou em Juiz de  Fora: “Não fui eu que saí do PT, foi o PT que saiu de mim”. E acrescentou: “O partido mudou a visão da sociedade, a sua maneira de atuar. O Brasil merece um tempo de silêncio do PT. Deveria dar ao Brasil um tempo de silêncio, porque foi o PT que escreveu a esperança no catálogo das virtudes políticas e fez as pessoas perderem a esperança com a política. É evidente que não é uma crise do PT como um todo. Não é uma crise dos petistas, é uma crise de parte dos petistas”.



Diálogo 


A eleição do deputado Rodrigo Maia, do DEM, para a presidência da Câmara pode não ter sido a solução ideal ou adequada para os interesses do governo Temer, mas acaba servindo ao Planalto por via inversa, a começar por afastá-lo de uma total dependência do PMDB e PSDB. Desloca-se um pouco a influência partidária no Congresso, sem comprometer o diálogo entre os poderes.



Memória (XVIII)


Costuma-se dizer que  as relações políticas no passado eram mais civilizadas, pois seus agentes primavam pelo entendimento e pelas boas maneiras. Os grandes embates seriam coisa dos nossos dias. Mas não foi bem assim. As divergências tiveram seus momentos de grande tensão no passado, e a principal delas colocou em conflitos e ofensas pessoais entre Francisco Bernardino e João Penido Filho, no período 1892-1895. Travaram uma verdadeira guerra pelos jornais que seguiam sua orientação política. No cento das divergências estava o Plano Howian, de saneamento  da zona urbana. Um plano de grande envergadura que o agente  executivo  Bernardino começou e Penido, seu sucessor, interrompeu. Para tanto, preponderaram não apenas juízos de natureza técnica, mas também políticos. Graças a tais divergências, a primeira obra de Howian só seria inaugurada quase meio século depois. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário