quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

“Nova Política”chega a JF

O Movimento “Nova Política”, lançado pela senadora Marina Silva, que propõe um outro modelo de representação e atuação das lideranças, foi lançado em Minas, e já está adotado pelo Núcleo Cultural Marina Silva, de Juiz de Fora, onde deve ser oficialmente instalado em março, com a presença da senadora. O Núcleo foi representado na reunião de lançamento em Belo Horizonte por seu presidente, José Elias Valério, que se entusiasmou com o projeto. “A finalidade do movimento que está sendo lançado em todo o Brasil visa criar uma nova consciência política, sem corrupção, por um Brasil melhor”, disse ele. Valério confirmou os entendimentos para que o lançamento na cidade ocorra em março.
Na convocação “coletiva mineira” em favor do movimento, que também ganhou o apoio da ex-senadora Heloísa Helena (ela e Marina são duas mulheres que disputaram a presidência da República), a coordenadora nacional desmentiu que estivesse disposta a se candidatar em 2014, e recomendou que se adote uma nova política a começar pela extinção do personalismo.”Depois do brizolismo, do lulismo, não teria cabimento o “marinismo”, concluiu.


Toque final

Depois do grande imbróglio que se formou em torno da aliança para a reeleição de Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, tem-se como certo que as dificuldades no relacionamento interno do PT só estarão sanadas quando a presidente Dilma intervier na crise. O que deve acontecer em janeiro.


Na espera

No relatório de atividades que o Tribunal Superior Eleitoral vai divulgar sobre suas atividades em 2011 constarão os partidos oficialmente registrados para a campanha do próximo ano. São 30. Ficam 19 aguardando registro, o que dificilmente conseguirão.


Terceira via


O ex-ministro da Reforma Agrária Raul Jugmann disse à coluna que gostou da repercussão que obteve sua intervenção num encontro recente do PPS, quando sugeriu que o partido tenha candidato próprio à presidência da República, o que daria ao eleitor o direito de não se tornar refém do PSDB ou do PT. Numa reunião empresarial no Rio, Raul foi cumprimentado pela iniciativa, mas não antecipou nomes que, a seu ver, poderiam estar em cogitação.


Em memória

O PPS tem planos de entrar em 2012 ocupando sede nova, depois de permanecer alguns anos atendendo em uma sala do Top Center. O partido ainda não informou o local do imóvel que quer ocupar, mas já decidiu que a sede terá o nome de Wagner Riani, seu secretário-geral recentemente falecido.


Nome do vice só na última hora

Nestas horas que antecedem o Natal dois eventos significativos para mostrar o ano eleitoral que vai se aproximando: a reunião do diretório municipal do PT, que aclamou a professora Margarida Salomão como sua candidata à prefeitura, e um almoço em que o PSDB reuniu em torno do prefeito Custódio Mattos dirigentes de 13 partidos que já antecipam sua disposição de apoiá-lo.
Conhecidos os titulares das duas candidaturas que voltam a polarizar em Juiz de Fora, ninguém ficou sabendo, nem saberá tão cedo, os nomes cogitados para figurar como candidatos a vice. É uma escolha para se processar quando os partidos tiverem definido seu papel na aliança.
Em 2008, Custódio buscou seu vice nos quadros do PDT, Margarida preferiu ter o vice tirado do próprio PT.

PSDB sindical se movimenta

O PSDB Sindical, que já está funcionando em Juiz de Fora, informou que a Zona da Mata foi a primeira região a promover reunião entre as coordenadorias criadas pelo partido, segundo escreveu à coluna o secretário do Núcleo Sindical local, Scipião da Rocha Júnior. Ele é o coordenador regional, e foi quem recebeu o presidente do Núcleo de Minas, Rogério Fernandes, e os coordenadores regionais Juvenal Araújo e Bruno Fukino.
O projeto do presidente do partido, Sérgio Guerra, acredita que será possível fechar dezembro com os núcleos sindicais funcionando em metade do território nacional.

(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário