domingo, 4 de dezembro de 2011

Os chineses invadem Minas

É provável que o governo de Minas não incluísse entre suas preocupações imediatas medir forças com a China e sua incrível capacidade de derrubar os padrões do comércio internacional; essa mesma capacidade de colocar guarda-chuvas na Rua Halfeld a R$ 5.00. É uma luta vigorosa, e provavelmente para entrar nela o governador Anastasia terá de contar com apoio político, não apenas dos seus partidos aliados, mas também dos oposicionistas. Na Assembleia Legislativa os deputados vão ter de descruzar os braços, enquanto é tempo.
Fato é que a cada dia que passa Minas vai se sentindo mais invadida pelos chineses, que rapidamente afetam, numa concorrência feroz, os setores produtivos mais importantes. Rudá Ricci chama a atenção para um fato importante: “a entrada dos produtos chineses azeda o comércio mineiro. A importação de brinquedos e calçados deve aumentar em 40% até a passagem do ano. O Sindicato da Indústria de Calçado de Nova Serrana (polo do setor em MG) afirma que além da concorrência no mercado interno, a China bloqueia expansão de vendas no exterior (3% da produção de Nova Serrana é exportada). O calçado chinês é vendido, hoje, pela metade do preço do calçado fabricado em Minas Gerais”. Como pode?




Os 120 anos
de Pedro II

Os monarquistas, ao que parece, preferiram deixar esta segunda-feira passar em branco. Uma data triste, que assinala os 120 anos da morte de D. Pedro II, último imperador do Brasil, que muitos republicanos também admitem ter sido o nosso mais importante estadista, na concepção correta do termo.



Novo polo
aeronáutico

Estão nos últimos detalhes os acertos do governo do estado com o prefeito Custódio Mattos para a instalação em Juiz de Fora de um Polo Aeronáutico, com o objetivo de estudar planos e ações, considerando-se a projeção que a região ganhou com a inauguração do novo aeroporto em Goianá. É o terceiro polo a ser criado em Minas.
Tudo está encaminhado para que o anúncio oficial seja feito no dia 12.


Chega o Dia
D de Lupi

Consta, em Brasília, que esta segunda-feira deve escrever o capítulo final da crise e dos desencontros que envolvem o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A presidente não tem mais como suportar o impasse: ou afasta o ministro ou demite os conselheiro de Ética da Presidência da República, que recomendaram a demissão. E o partido dele, PDT, já informou a Dilma que tem disposição de reconsiderar sua insistência em defendê-lo.


JF entre as dez prosas da
Jornada Guimarães Rosa


O acadêmico Dilermando Rocha foi o autor de “Fulanos, Sicranos, Beltranos e Ciganos”, um dos dez trabalhos premiados na categoria Prosas da IV Jornada Guimarães Rosa, promovida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. É uma história de ciganos cortando as estradas mineiras de Minas, suas peripécias e os temores sobre eles alimentados por uma criança. Se em todo o texto há alguma coisa para se lembrar do grande escritor de Cordisburgo, é também uma de suas famosas frases que fecha a prosa: viver é muito perigoso...


Crimes correlatos: tema
para Audiência Pública


Se faltar assunto para os vereadores tratarem em Audiência Pública fica uma sugestão: A insuficiente estatística que elege Juiz de Fora entre as cidades que estão em níveis toleráveis de violência tem sido contestada pelos fatos. Já não se fala da audácia dos jovens bandidos da Zona Norte, que mandam dizer à polícia que vão continuar assaltando caminhões que fazem entrega de bebidas em Santa Cruz; não se trata dos assaltos que são praticados todos os dias, com hora marcada, nas imediações do Hospital Escola.
O que tem preocupados mais são as eliminações sumárias praticadas à luz do dia, com os assassinos muita vezes pilotando motos, o que facilita a fuga, tudo no jeito do crime organizado. Quando são apurados, os homicídios revelam ligação íntima e direta com o tráfico de drogas. Acontece que a cidade já foi apontada como uma espécie de entreposto capaz de cumprir a triste tarefa de abastecer os dependentes mineiros. Demais, se somos entreposto, pior, porque Minas acaba de ser guindada a segundo lugar, apenas superada por Rondônia. Uma coisa puxa a outra. Pior para nós.


Rigor no Português

É velha conhecida dos brasileiros da neura do deputado Aldo Rebelo, hoje ministro dos Esportes, em defender, a qualquer custo, do idioma nacional. Mas, por mais elogiável que seja essa preocupação, pode incorrer em exageros, como, ainda agora, ao proibir que seus assessores empreguem estrangeirismos, como as palavras internet, site e release, que o resto do mundo já consagrou.
O escritor Eduardo Almeida Reis, ironizando, diz que ele só atingirá a perfeição no dia em que substituir abajur por lucivelo ou pantalha, e futebol por balípodo.

(( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário