quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PPS avalia projeções para o ano eleitoral

Pela primeira vez já com o status de diretório, não mais comissão provisória municipal, o PPS vai se reunir no sábado, às 10h30m, no auditório do Centro Industrial, quando pretende avaliar seus planos para o ano eleitoral. O partido já definiu que terá chapa completa de candidatos a vereador, mas prevê que um posicionamento sobre a disputa pela prefeitura não estará definido antes de junho.
O secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge Marques, presidirá a reunião, depois de participar de assinatura de convênios em Santos Dumont. Ele deve reafirmar a proposta básica do PPS para a campanha eleitoral, como disse ao ser eleito para a presidência da executiva: “novas ideias, para mostrar que Juiz de Fora tem jeito”.
O ex-vereador Marcos Pinto ocupa agora a primeira secretaria da executiva, que ficou vaga com a morte de Wagner Riani.



DEM quer ter candidato

Talvez a principal novidade da política para fechar o ano seja a anunciada disposição do DEM de lançar o senador Demóstenes Torres como seu pré-candidato à presidência da República em 2014. Além de ser o melhor nome do partido, e considerado uma das estrelas do Congresso, ele poderia pesar num segundo turno, certamente para se aliar ao PSDB.


Solidário com Custódio

Os tucanos não gostaram de nota publicada por um jornal de Belo Horizonte que falava de possível animosidade do partido com o prefeito Custódio Mattos, tomando por base números insatisfatórios de uma pesquisa do PMDB. O presidente da executiva em Minas, Marcus Pestana, informou que o prefeito tem o apoio incondicional do PSDB e conta a reeleição dele como uma de suas prioridades.
Segundo Pestana, há dois aspectos a serem considerados em relação ao prefeito: as condições precárias ao assumir a administração, e paga um preço alto por essa herança; e o que o deputado chama de “grandes planos de investimentos” em fase de implantação.



Rubens sepultado hoje

O jornalista Rubens Furtado, que foi sepultado ontem, ao meio-dia, em Tebas, tinha 80 anos, e deixou uma passagem expressiva pela imprensa de Juiz de Fora, muito antes de dirigir, durante 11 anos, a TV Bandeirantes, em S.Paulo. Mas na cidade sua projeção se deveu, principalmente, na década de 60, às crônicas matinais que lia na antiga Rádio Sociedade. Ele falava de política e administração pública. Dois prefeitos – Olavo Costa e Adhemar Andrade - desejaram tê-lo entre seus assessores.
Nessa mesma época, Rubens foi um dos fundadores da Associação dos Radialistas de Juiz de Fora, entidade que sobreviveu pouco tempo.
Nos últimos anos, resistindo a doenças e tragédia familiar, ele se recolheu a um sítio de sua propriedade, em Argerita.


Sempre Ruth

Em uma das entrevistas que marcam o lançamento de seu livor de memórias, o presidente Fernando Henrique, aos 80 anos, confirma que está de namorada nova, ”porque sou normal e tenho sentimentos”, disse ele, sem contudo esquecer Ruth, a esposa recentemente falecida. Chamando-se de “sobrevivente”, FHC afirma que sente necessidade de conviver com as pessoas.

Exoneração

Publicado no “Diário Oficial” da União o ato do ministro dos Esportes exonerando Wadson Nathaniel Ribeiro do cargo de secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Wadson, que teve 20 mil votos em Juiz de Fora para deputado federal, pelo PCdoB, foi acusado de beneficiar-se de verbas destinadas a ONGs suspeitas.

Saudade

Chamado a definir as figuras de maior expressão da política recente de Minas, o governador Antônio Anastasia disse que uma delas certamente é Itamar Franco, que “desperta muita saudade”.
Quanto a personalidades nacionais o governador afirma que Getúlio Vargas foi a maior de todas.


Endividado

Entendem os deputados, situacionistas ou não, que se Minas deve R$ 65 bi à União só poderá se livrar do peso dessa dívida com a reformulação da política do ICMS e o fim da guerra fiscal praticada pelos estados vizinhos, sobretudo o Rio. Fora disso, ela é impagável.



Ordem de cima

As evidências indicam que, em se tratando de eleição de prefeito, vai declinar o poder de decisão dos partidos nos grandes e médios municípios, porque as executivas nacionais é que querem determinar as regras do jogo. Belo Horizonte e um exemplo: o alto comando do PMDB quer a candidatura de Hélio Costa à prefeitura, enquanto no PT e no PSDB a ordem superior é aderir ao
PSB e ao prefeito Márcio Lacerda.
Em Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), Bruno Siqueira (PMDB) e Júlio Delgado (PSB) são nomes naturalmente lançados, pelo que representam no município, mas há o risco de decisões de comandos partidários, vindas de Brasília ou Belo Horizonte nas proximidades da Semana Santa mudarem o curso do processo.


Recesso para o Natal


No Congresso, nas Assembleias e câmaras municipais a segunda quinzena de dezembro já vai marcar o começo do recesso de fim de ano, com a impossibilidade de matérias importantes serem aprovadas; no máximo, algumas delas poderão ser discutidas. O senador Aloísio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, recebeu o recesso com um apelo ao Congresso para que seja reorganizado o sistema de tramitação das Medidas Provisórias. Em grande número nas duas Casas, as Mps continuam atravancando a pauta, porque gozam de prioridade. O Executivo não tem interesse em alterar o atual sistema, porque consegue ver aprovados seus projetos como se fossem decretos-leis.

(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário