quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Independentes

Completados dois meses da nova administração municipal, os partidos que participaram da eleição do prefeito ainda não disseram o que querem dele em relação aos seus programas, embora quase todos tenham sido ligeiros na reivindicação de cargos. Em contrapartida, a administração também nada tem a ver com os partidos, porque trata dos interesses diretamente com os vereadores.
Agora vai?
Dizia-se, ontem à tarde, em Brasília, que está confirmada a disposição do colégio de líderes da Câmara de acionar em plenário a reforma política, a partir de abril. Mas, para que não nos percamos em falsas expectativas, vale dizer que, na melhor das hipóteses, o que vai se votar é o financiamento público das campanhas eleitorais.
Consulta
No começo do segundo semestre, talvez mesmo antes, o PMDB deverá promover consulta entre deputados, diretórios e prefeitos sobre a conveniência de o partido disputar o governo de Minas em faixa própria. Neste momento, com tamanha antecedência, e por se saber que a montagem das peças sucessórias ainda está para acontecer, é temerário prever o que os peemedebistas pensam a respeito. Mas, em relação a Juiz de Fora, espera-se que prefeito e diretório se pronunciem por candidatura própria, até porque foi idêntica a bandeira que se levantou para a campanha de Bruno.
O retorno
Por falar em PMDB, seus planos imediatos e futuros, a mais recente novidade é a disposição revelada pelo ex-ministro Hélio Costa de disputar a cadeira de Minas no Senado, onde já atuou.Estaria pronto para encarar o esquema de Anastasia, candidato certo do PSDB. Mas, entrando na disputa, o cuidado que Hélio deve ter é não mais dar ouvidos aos acenos aliancistas do PT, porque foi por esse cano que entrou na eleição de 2010. ______________________________________________________________________________________
As chuvas têm causado problemas à Cemig, que sofre, independentemente de sua alta competência, em várias regiões. Mas como se vive na cidade o risco de desabastecimento de água, talvez valesse a pena parafrasear Vinícius de Moraes: que nos perdoe o estado, mas a chuva é fundamental.
______________________________________________________________________________________
Em memória
A passagem, em julho, do segundo aniversário da morte de Itamar Franco, poderá ser marcada com a inauguração de seu memorial, que está sendo construído ao lado do Museu Murilo Mendes. E é possível que no mesmo mês a prefeitura coloque o busto do ex-presidente na Praça Jarbas de Lery.
Velho Conselho
O governo federal nunca manifestou desejo de maiores homenagens à memória de Itamar. Mas, se desejasse fazê-lo, podia instalar o Conselho da República, órgão superior de consultas, previsto na Constituição de 88, a ser formado pelos ex-presidentes da República. Atualmente, os ex-presidentes vivos são apenas quatro: Fernando Collor, José Sarney, Fernando Henrique e Lula.
Sob suspeita
Na esteira da interminável discussão sobre os vetos apostos pela presidente Dilma ao Código Florestal, ressurgem, ainda que discretamente, as críticas às ONGs – Organizações Não Governamentais, quase todas estrangeiras, que procuram, através de pressões, influir nas decisões do Executivo, tal como ocorreu no caso desse código. Com isso, deputados que veem favorecidos os ecologistas, em detrimento dos produtores brasileiros, voltam a questionar a sinceridade e o interesse daquelas entidades em ajudar o Brasil a resolver seus problemas.
Escondidos
Sob o manto da filantropia ou da orientação religiosa, geralmente praticada em pontos distantes dos grandes centros (há um gosto especial pela Amazônia) várias ONGs já fizeram muito para justificar a fiscalização rigorosa de suas ações.
_______________________________________________________________________________________
Para um governante
“Santo Agostinho, autor em toda esta matéria primaz, ensina que há dois gêneros de inimigos, uns que perseguem, outros que adulam: mas que mais se há de temer a língua do adulador, que as mãos do perseguidor”.
(Padre Vieira, sermão da Primeira Sexta-Feira,Lisboa, 1651)
_______________________________________________________________________________________ (( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário