quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Persistência

Restou um detalhe da recente conversa do prefeito Bruno com o governador Anastasia. Foi retomada a velha ideia de município e estado somarem seus recursos para a solução de dois problemas: a nova sede do Fórum e as instalações definitivas da Câmara Municipal. Trata-se de uma permuta: a prefeitura doa área suficiente no Terreirão do Samba para a Justiça, cabendo ao estado doar, em contrapartida, o prédio da esquina de Marechal Deodoro com Rio Branco, onde se instalaria a Câmara.
Fora, Renan!
Não se tinha visto, até hoje, tamanha mobilização via internet. Não obstante o carnaval, nada menos de 1,4 milhão de brasileiros subscreveram iniciativa popular para o impeachement do senador Renan Calheiros, pelas razões que todos conhecem. Em Juiz de Fora, ao contrário do que se viu em grandes cidades, não houve partido que tomasse a iniciativa de convocar a participação popular. Ainda assim, é certo que umas 50 pessoas aderiram à iniciativa.
Diferença
Na página de Eduardo Almeida Reis, no “Estado de Minas”, apareceu o seguinte, da lavra de R. Manso Neto: “Alguém precisa explicar à maioria dos políticos que o verbo é ufanar, não afanar o nosso país”.
Desmotivação
Até o dia 21, italianos aqui residentes poderão participar da eleição parlamentar de seu país de origem, ajudando a definir os seis deputados e senadores que representarão as colônias residentes na América do Sul. Poderão votar por carta. Mas, geralmente são poucos os que se interessam em participar.
Renovação
Dentro de mais alguns dias o PPS começa a preparar a renovação de sua comissão provisória, o que terá de ser feito em março. O partido convoca os filiados com dois fatos novos e importantes: ele participou com Maranhas da chapa do PT na eleição do ano passado e elegeu um vereador, façanha que não conseguia há mais de dez anos. Quanto ao nome para a presidência da provisória, o assunto ainda não está sendo tratado, mas se fala do entusiasmo que o doutor Maranhas assumiu pela política, o que o credencia.
O primeiro
O primeiro evento social no âmbito da administração municipal vem em março. O responsável pela política de Defesa Civil, Marcos Deotti, tem casamento acertado com a ex-vereadora Rose França.
É clarear
Passado o carnaval, o que é importante, porque os políticos acham que antes dele nada se decide, é hora de o PSDB começar a pensar objetivamente em seus planos para 2014. Quem parece concordar com isso é o presidente do partido em Minas, deputado Marcus Pestana. Diz ele que é chegado o momento de “clarear as ideias”.
Turbulência
Para os prefeitos, março costuma ser um mês aziago. Dizem que, em relação aos recém-chegados, é quando termina a lua de mel e começa a lua de fel. Aproxima-se a data-base dos rodoviários, o que implica em reajuste da tarifa dos ônibus. Concomitantemente, surgem os professores querendo ganhar mais. Eles ocupam a maior folha dos servidor.
Eleitor ilustre
Pode ser que, pela primeira vez, um juiz-forano participe da eleição do novo Papa, o que vai acontecer antes da Páscoa. Dom Geraldo Majjela Agnelo, cardeal primaz emérito, só completará 80 anos em 19 de outubro, o que o habilita.
Receituário
Note-se o que diz o cientista político Fernando Massote sobre o fracasso do atual modelo brasileiro de organização partidária: “A solução não é jogar fora os partidos políticos, mas redefini-los de acordo com as exigências da representação dos interesses gerais. O modelo de atuação no passado é imprestável para o presente”. O problema está em que os homens que podem promover essa redefinição são exatamente os que gozam os benefícios da estrutura arcaica e viciosa.
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS))

Nenhum comentário:

Postar um comentário