quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vocação de vice

Veterano pesquisador, que vem levantando dados sobre a presença de médicos na política, mas prefere manter-se no anonimato, estranha que, diferentemente do que se vê em outras cidades, aqui raramente eles ocuparam a prefeitura. Contudo, os médicos foram fartos como vice-prefeito. Ainda agora, Custódio Mattos teve como vice Eduardo de Freitas, e em 2004, disputou tendo ao seu lado Antônio Almas, não sendo eleitos. Mas em 1992, elegendo-se, seu vice era o médico Ivan de Castro. Quatro anos antes, ao concorrer pela primeira vez, o companheiro de Custódio na chapa era o pediatra Laurindo Netto.
Tradição respeitada
Tarcísio Delgado, prefeito durante 14 anos, não escolheu profissão diferente para acompanhá-lo nas três eleições que venceu. Em 1982, João Carlos Arantes; em 1996, João César Novaes, e em 2000 Sebastião Helvécio. Todos médicos. O ex-presidente Itamar Franco, eleito prefeito pela segunda vez, em 1972, seu vice era o médico Saulo Moreira, que assumiria dois anos depois, quando Itamar foi para o Senado. Antes de todos eles, em 1947, na redemocratização, Dilermando Cruz teve como vice Eudóxio Infante Vieira. E quando vieram os tempos de Olavo Costa e Adhemar Andrade, o vice não era médico, mas passou perto: Arlindo Leite, o dentista.
Favoritismo
Os prefeitos do interior estão sendo informados que o governador Anastasia considera simpática a candidatura de Toninho Andrada, de Barbacena, à presidência da Associação Mineira de Municípios, cargo que está disputando com Antônio Júlio, de Pará de Minas. Na região de Juiz de Fora sente-se o favoritismo tender para Andrada, que já esteve aqui se apresentando como candidato.
Eles fazem bem
Em palestra para estudantes de Comunicação, pediram-me sugestão sobre os melhores textos da imprensa para quem quer aprender a escrever e, ao mesmo tempo, “saber das coisas da vida, do passado, do presente e como caminha a humanidade”, no dizer da jovem apresentadora. Sugeri três nomes, sem tropeçar e sem medo de errar: Eduardo Almeida Reis, Vittorio Medioli e Mauro Santayana.
O que fazer?
O vereador Rodrigo Mattos, que levantou o problema das pichações, essa imundície que irrita a cidade, merecia conclusões mais objetivas ao final da audiência pública que, a seu pedido, a Câmara acaba de promover. Quando todos se levantaram, depois de reconhecer que o problema existe e se agrava, ficaram apenas boas intenções, sem se saber o que realmente vai ser feito para conter a poluição visual e defender os proprietários que têm seus imóveis prejudicados.
Choque brutal
Há uma diferença abismal entre a experiência das donas de casa nos supermercados e os órgãos oficiais que promovem o levantamento dos artigos e produtos de necessidade diária. À mesa, a população está gastando cada vez mais, diferentemente dos modestos índices atribuídos a uma cesta básica que o governo sempre considera generosa.
Inacreditável
Vê-se cada coisa nestes tempos do governo de dona Dilma! Mais espantoso que a renúncia de um Papa e o meteorito que despencou do céu, é o senador Renan Calheiros prometer seriedade e transparência durante sua gestão como presidente do Congresso Nacional.
Perfil confirmado
Nos últimos dias de fevereiro do ano passado fazia parte dos cálculos de partidos de Minas que, conhecidos os novos prefeitos, em outubro, seria possível traçar o perfil político do interior, com projetada influência na eleição de 2014. Não eram esperadas mudanças significativas, o que acabou se confirmando: o naco mais suculento do comando municipal permanece dividido entre PMDB, PSDB e PT.
O inesperado
Não bastassem os muitos problemas que enfrentam, prefeitos de pequenos municípios se veem agora diante de uma dificuldade que não fazia parte de suas previsões. Estão sendo processados por não terem pago obras e serviços com o dinheiro que o governo federal lhes prometeu, mas ficou só na promessa do PAC. Eles não viram um centavo de Brasília, e estão pagando pelo calote que não deram. Na região há casos em que já são acionados através da Universidade.
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário