quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A ministra em JF

Ainda não foi possível avaliar, com segurança, os resultados práticos da visita que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, fez hoje ao Museu Mariano Procópio, com o objetivo de saber como o governo federal pode contribuir para as obras físicas da Casa. Mas é certo que o diretor Douglas Fasolato saiu prestigiado, quando Marta comentou que ele vem adotando conduta correta, por não abrir mão dos cuidados técnicos em relação a tudo que tem feito e ainda planeja fazer.
Um detalhe que não pode escapar. A visita certamente teria sido mais proveitosa se, como desejou a ministra, fosse uma agenda de trabalho, sem conotações de natureza política. Acossada e muito solicitada, ela não teve como percorrer todas as instalações, o que teria sido muito bom, por causa de importantes detalhes do acervo. Marta teria se sensibilizado.
No balanço também não pode faltar a decisão que ela anunciou de encampar a ideia de Douglas para a criação do Museu do Circuito na rota Juiz de Fora – Petrópolis, certamente para unir e divulgar o acervo imperial guardado nas duas cidades.
Para os cegos
Informa o deputado Lafayette Andrada, líder do governo na Assembleia, que o estado autorizou a liberação de R$ 130 mil para a reforma e revitalização da fachada e da calçada do ambulatório da Associação dos Cegos.
Na história
O dia 3 de outubro tem registros importantes na história das eleições brasileiras. Até há pouco, era no terceiro dia desse mês que a população ia às urnas, e foi nele que quatro presidentes se elegeram no Brasil: Getúlio Vargas em 1950, Juscelino Kubitschek em 1955, Jânio Quadros em 1960 e Fernando Henrique Cardoso, no seu primeiro mandato, em 1994, eleito em coligação do PSDB com PFL e PTB e reeleito em 1998, com mandato até 2002.
Lançamento
“Teu corpo é uma estátua nua que gira no centro de minha mente”. É como o jornalista Geraldo Muanis decidiu chamar seu mais recente livro, com lançamento marcado para o dia 7, às 19h30min, no Mabruk, Rua Moraes e Castro, 503.
O livro é um exercício do autor em descobrir e exaltar as belezas do universo feminino.
Concessão da BR-040
Está marcada para esta quinta-feira na sede da ANTT, em Brasília, a audiência pública presencial destinada a receber contribuições aos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica para o processo de concessão das BR-040/DF/GO/MG, trecho Brasília - Juiz de Fora e BR-116/MG, entre Paraíba e Divisa Alegre. Os interessados em enviar contribuições poderão fazê-lo também de forma eletrônica ou pelos correios, até 18 horas do dia 11.
A cobrança de pedágio entre Juiz de Fora e Brasília, trecho rodoviário nobre e concluído, é um filé disputadíssimo.
Pela criança
Hoje, o vereador Antônio Aguiar dá os retoques em seu plano de desenvolver movimento comunitário para assistir a infância e promovê-la social e culturalmente. A melhor expectativa em relação a esse movimento é a proposta de provocar a integração de todos os setores que podem contribuir para a causa. Muitas das iniciativas comunitárias acabam se perdendo por tentarem trabalhar isoladamente.
Ossos na cripta
O Dia de Finados, 2 de novembro, que a comunidade cristã respeita desde 1015, terá uma celebração especial em Juiz de Fora neste ano. Os restos mortais de dois dos bispos sepultados ao lado do altar de Nossa Senhora do Carmo, na Catedral - dom Justino José de Santana e dom Altivo Pacheco – serão transladados para a nova cripta, na recém-construída capela da Ressurreição. Presidirá o ato o arcebispo dom Gil Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário