terça-feira, 8 de outubro de 2013

Discretamente

Omar Peres, que foi proprietário da TV Panorama e jornal JF Hoje, atualmente residindo no Rio, veio a Juiz de Fora, discreto e ligeiro, para assinar a ficha de inscrição no PMN, a convite do vereador Isauro Calais, com quem almoçou. No brevíssimo tempo em que permaneceu na cidade não disse se tem planos de disputar cargo eletivo em 2014.
Inibição
Sem impedir diretamente a criação de partidos, mas trabalhando para inibi-los, o Senado adotou proposta da Câmara impedindo as novas legendas que receberam deputados de outros partidos absorverem nessa operação emendas e recursos do Fundo Partidário. É como impedir transfusão de sangue em recém-nascidos.
Outros tempos
Nas recentes comemorações dos 25 anos da Constituição de 88 certamente bateu um saudosismo entre veteranos peemedebistas. Não é pra menos. A Assembleia Constituinte era formada por 559 membros, dos quais 298 (53%) pertenciam ao PMDB, que ditava as ordens, a começar por Ulysses Guimarães.
Nova conversa
Governo e oposição têm de começar, desde já, a enfrentar a nova realidade que a criação de partidos projetou no Congresso. Para citar apenas uma razão: o PROS e o Partido Republicano já dispõem de 38 deputados federais.
“Marinistas”
A decisão da ex-senadora Marina Silva de adiar a criação do seu Rede Sustentabilidade e ingressar no PSB ainda não mostrou muitos políticos da cidade que a ela vão aderir. Mas um dos mais animados é o ex-deputado Luiz Sefair, que estava propenso a não cuidar de eleição, mas animou-se por causa dela.
Governador
A previsão é que em sua visita à cidade nesta quarta-feira o governador Anastasia anuncie recursos da ordem de R$ 20 milhões para obras diversas. O que é bom. Mas é preciso que as autoridades municipais, a começar pelo prefeito Bruno, façam ver a ele que dinheiro prometido pelo estado sempre custa a chegar. O governador manda pagar, mas a engrenagem burocrática amarra. Não é diferente o que ocorre com o Museu Mariano Procópio: para ele há dois anos foram repetidamente prometidos R$ 5 milhões, que jamais apareceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário