terça-feira, 1 de outubro de 2013

Grande perda

Não apenas a Congregação dos Redentoristas, mas a cidade e a Igreja perderam uma grande personalidade neste último dia de setembro. Morreu o padre Jaime Snoek, que no próximo Natal estaria completando 93 anos. Ele permaneceu internado no Hospital Albert Sabin nas duas últimas semanas, onde acabou cedendo a insuficiências que a idade ajudou a prevalecer. Cerca de cem pessoas, entre representantes do clero e amigos assistiram à missa de corpo presente, e logo depois viram o sepultamento, na área do cemitério da Glória reservada aos redentoristas.
Holandês de nascimento, ele veio para a Igreja da Glória na década de 50. Deixou uma vasta contribuição ao ensino da Religião na Universidade Federal, e em 1981 publicou “Ensaio de Ética Sexual”, que lhe valeu repercussão nacional. Uma obra corajosa, como escreveu o arcebispo dom Juvenal Roriz. Nesse “Ensaio”, que foi motivo de surpresa para muita gente, ensinou, depois de explicar que o relacionamento entre as pessoas envolve muitas dificuldades, e elas se tornam mais acentuadas quando de referem a pessoa do outro sexo. “Dada a profunda hesitação perante o outro, e muito mais quando o outro é a pessoa do sexo oposto, compreende-se que a atenção erótica em vias de nascer se volte, numa primeira fase, para o parceiro do próprio sexo”.
Reunião do PMDB
O senador Clésio Andrade e o deputado Saraiva Felipe estavam entre os visitantes políticos que no domingo se deslocaram para Juiz de Fora, a fim de participar da reunião regional do PMDB, onde quase todos reconheceram que em alguns municípios e sob aspectos diversos o partido precisa se reorganizar para 2014. Clésio tem se batido por candidatura peemedebista própria ao governo de Minas, embora alguns de seus correligionários admitam que se satisfaria sendo vice na chapa de Fernando Pimentel, como parte de um acordo com o PT.
Quanto ao diretório municipal, o PMDB continua à espera de um argumento convincente sobre a disposição de não tirar de suas próprias fileiras os candidatos a deputado estadual e federal.
Candidato avulso
Não constitui segredo que o senador Itamar Franco, morto há 26 meses, acalentava a ideia de ressuscitar o debate em torno do candidato avulso, isto é, aquele que a Justiça consideraria apto a disputar eleições independentemente de ter filiação partidária, não obstante a meteórica experiência que a inovação teve em 1936. Ausente Itamar, coube ao senador Cristovam Ricardo Buarque retomar a discussão, mesmo reconhecendo que são muitos os obstáculos. E previu corretamente, pois o assunto nem chegou a ser objeto de discussão na minirreforma política.
O candidato avulso faz sentido, quando se constata que os atuais partidos são um fracasso rotundo.
Inimigo ideal
Falou-se muito hoje na declaração do ex-presidente Lula, que considera, sob a ótica da oposição, que José Serra é mais competitivo que Aécio Neves. Compreende-se o sentido dessa opinião, desde que se admita que o interesse não é propriamente da oposição, mas da candidatura à reeleição de dona Dilma.
Marta na cidade
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vem à cidade na quarta-feira, para uma visita que deseja discreta e que não se estenda além de 60 minutos. Tempo que ela considera suficiente para percorrer as instalações do Museu Mariano Procópío e conhecer suas necessidade imediatas. Vem acompanhada de Ângelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.
Há uma promessa do Ministério de R$ 2,2 milhões para o Museu, que precisa de R$ 25 milhões.
Primeiro candidato
É do Partido Trabalhista Brasileiro o primeiro nome de Juiz de Fora confirmado para disputar uma cadeira de deputado federal. O ex-vereador Vanderlei Tomaz está assegurado pela legenda, que, entre outras razões, alega ter sido ele o trabalhista mais votado na Zona da Mata na eleição do ano passado.
O PTB vai entrar na campanha com a disposição de não participar de coligação na eleição proporcional, equívoco que em 2010 lhe custou uma cadeira em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário