domingo, 20 de outubro de 2013

Engajamento

A iniciativa é do vereador Rodrigo Mattos. Uma audiência pública na Câmara para que a comunidade debata a situação do Museu Mariano Procópio, vedado à visitação pública há cinco anos. Será às 15h de terça-feira. Já sobejamente conhecidas as dificuldades da Casa, ideal é que essa audiência pública não se torne apenas uma ocasião de queixas, mas que a comunidade encontre caminhos que possam ajudar o diretor Douglas Fasolato a vencer as dificuldades que tem encontrado.
Uma brecha
Tem especial importância para a política mineira a entrevista de fim de semana do vice-presidente Michel Temer, para quem seu partido, o PMDB, deve ter candidato próprio ao governo nos estados em que perceber que tem viabilidade de vitória. Em Minas, a posição adotada por Temer foi recebida como uma brecha que se abre ao partido para não assumir apressadamente atitude aliancista em relação à candidatura de Fernando Pimentel, do PT.
Os peemedebistas têm como pré-candidato o senador Clésio Andrade, que parece realmente sua opção mais clara.
Sinalizando
Pode ser também que o vice Temer tenha pretendido, com o anúncio de candidaturas próprias em 15 estados, valorizar o peso do PMDB nas futuras negociações com o Partido dos Trabalhadores, de forma que ele continue sendo o companheiro de chapa de dona Dilma. Tanto assim, que em sua entrevista diz que, ao adotar caminhos próprios nos principais estados da Federação, seu partido não exclui a aliança nacional com os petistas.
Caso local
Por falar em PMDB, vale a previsão de que em Juiz de Fora seus dirigentes terão de praticar contorcionismo para explicar a decisão de não ter candidatos próprios à Assembleia e Câmara dos Deputados. Essa ausência ainda não pôde ser assimilada por todos, principalmente porque no ano passado o partido saiu prestigiadíssimo das urnas, mas decide que na eleição seguinte vai optar pela adesão a outras siglas.
Mais estranho ainda parecerá se se sentir que o PMDB fará corpo mole para favorecer a candidatura da deputada Margarida Salomão.
Posse em BH
Na quarta-feira, em uma solenidade interna, em Belo Horizonte, o presidente do PDT de Juiz de Fora e ex-secretário de Administração Vitor Valverde assume cargo na assessoria do prefeito Márcio Lacerda. Ficará como sua tarefa o acompanhamento de projetos especiais.
Emancipação
A Assembleia Legislativa programou para o dia 25 audiência pública a fim de discutir os novos critérios para a emancipação dos distritos que pretendem se tornar municípios. São critérios mais rigorosos, e até agora apenas duas localidades de Ribeirão das Neves se apresentaram. Ambas alegam prejuízos sociais por estarem em região de penitenciária de alta periculosidade, argumento de um pequeno grupo de moradores de Linhares, que há cerca de vinte anos nasceu e morreu. Ali também havia e há tal vizinhança indesejável.
O último
Morreu, aos 80 anos, Walter Najain Jorge – Waltinho – o último dos veteranos boêmios da cidade. Não seria possível a quem vivesse a noite de Juiz de Fora desconhecer Waltinho, simpático solteirão intransigente, cantador dos encantos femininos. Deve ter sido um recordista mundial em hospedagem em hotel, pois morou ininterruptamente quase sessenta ano no Imperial.
Uma de suas histórias correu o Brasil afora. De braços dados com duas veteranas nas madrugadas, ele quis levá-las para dançar no velho Raffa's, onde o proprietário, Rafael Jorge, tentou impedi-lo, alegando que suas acompanhantes eram “mulheres suspeitas”, ao que ele logo protestou:
“Suspeitas são essas que estão aí dentro. Estas duas aqui são putas no duro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário