quarta-feira, 18 de maio de 2016






NOS ANOS 60


No auge da crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e a acidentada chegada do governo João Goulart, configurando um dos momentos mais graves da história republicana, o deputado mineiro Paulo Pinheiro Chagas disse algo que remete Michel Temer àquele tempo. Dizia ele que havia sido organizado um Ministério “as carreiras”, nele havendo figuras ilustres, “mas a verdade é que tomado no seu conjunto é heterogêneo e amorfo”. Queixava-se da velha e nunca negada subserviência dos governos às imposições políticas do momento. Tal qual.

Chagas falava também do perigo do clima instalado com a caça aos corruptos, muitos dos quais tendo como caçadores os que haviam praticado os mesmos crimes que pretendem apurar. Os caçadores que deviam ser caçados e depois cassados. Na hora em que o País corre o risco de se reduzir apenas a uma imensa sindicância, cumpre então advertir que o vício e a virtude não trocam de nome só porque mudaram de partido.

Quando se procede à nacionalização da devassa e da delação premiada, haja cuidado com os interesses paroquiais. Vale indagar se a apuração e a condenação são do interesse nacional, e neste caso têm de ser levadas à frente e com rigor. Mas não pode a Nação chegar ao ponto de ter de dizer como madame Roland: “Ó, austeridade, quantos crimes se cometem em teu nome”, como lembrou Chagas  no seu ”Velho vento da aventura”.
Os cuidados têm de ser redobrados para que a delação não esteja erigida em sistema e a suspeita transformada em crime.

2 – Os discursos dos novos ministros se referem a medidas a serem tomadas a longo prazo, com implicações que têm pouco a ver com um curto governo que pode ter apenas seis meses, enquanto Dona Dilma afastada se defende. O que permite imaginar que Temer e sua equipe consideram aquela senhora definitivamente afastada. Henrique Meireles, por exemplo, joga projetos e soluções para uma década. Certamente está entre os que não esperam mais ver Dilma pela frente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário