terça-feira, 20 de setembro de 2016







Analisando o Ibope


 O Ibope fez uma nova rodada de pesquisa de intenção de voto para prefeito de Juiz de Fora, e a TV Integração, que contratou o serviço, a divulgou na última sexta-feira.

As surpresas em relação à primeira pesquisa do mesmo instituto foram o crescimento da candidatura do prefeito Bruno Siqueira, que assume a liderança na corrida eleitoral, com 30%, e a oscilação para cima da deputada Margarida Salomão, marcando 26%. Houve uma inversão na posição dos dois concorrentes, mas dentro da margem de erro de 4% (bastante elástica) os dois estão tecnicamente empatados.

Já o deputado estadual Noraldino Júnior oscilou para baixo, cravando 15%. E assim deixou o pelotão de frente da disputa, mesmo considerando a margem de erro. Parece que a candidatura dele está perdendo intenção de votos.

Uma curiosidade observada na pesquisa foi a grande redução da rejeição do candidato à reeleição Bruno, e equivalente a 27%, praticamente reduzido à metade da pesquisa anterior que apontou 48%. Este fato pode sugerir a eficácia da campanha que o prefeito vem fazendo, sobretudo quando faz uma prestação de contas de seu mandato, através das redes sociais e do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. E, também, parece que as contundentes e reiteradas críticas do candidato deputado estadual Lafayette ao prefeito favoreceram a este, e não trouxeram significativo benefício para o crescimento da candidatura dele. Outra curiosidade foi o desempenho da candidata Margarida que oscilou para cima dentro da margem de erro, em contraste com o péssimo desempenho até agora dos demais candidatos do PT nas grandes cidades.

Houve uma melhora nas intenções de votos do empresário Wilson da Rezato e do deputado Lafayette que oscilaram para cima, ainda que dentro da margem de erro prevista. Já candidatas Maria Ângela e Victória oscilaram para baixo dentro da margem de erro.

É bom lembrar que as intenções de votos dos candidatos para a Prefeitura de Juiz de Fora podem apresentar modificações na próxima pesquisa do Ibope que terá a divulgação no dia 29 de setembro, quando ocorrerá o debate na TV Integração (TV GLOBO) nas vésperas da eleição no primeiro turno, no domingo 2 de outubro. Nesta reta final surgem fatos novos, táticas guardadas para esta fase, que podem alterar o quadro demonstrado na recente pesquisa. A conferir.








Nenhum comentário:

Postar um comentário