terça-feira, 13 de setembro de 2016






Diferentemente


Ao falar nas diferenças entre a atual campanha para a prefeitura e as que a antecederam, e  que são várias, não se pode considerar, em primeiro lugar, o papel do prefeito,  a quem se atribui o favor da máquina quando disputa a reeleição. Em outros tempos, sendo ou não candidato a um novo mandato, o prefeito era sempre a primeira e principal vítima dos opositores, apanhando muito.

Não é o que está ocorrendo com Bruno Siqueira, que postula permanecer no cargo nos próximos quatro anos. Nem dos  adversários do PT ele tem sofrido agressões, mesmo porque até recentemente os petistas e o PMDB do prefeito eram aliados no governo federal, e permanecem aliados no plano do governo estadual.

No caso local e presente quem vem batendo com vigor no prefeito e em sua administração é o deputado Lafayette Andrada, que disputa o mesmo cargo. Sendo ele o único a assumir esse papel,  políticos admitem que, qualquer que seja o desempenho do deputado nas urnas do mês que vem, e se Bruno for eleito, Lafayette assumirá o comando da oposição municipal, o que não é pouco para quem tem longos projetos políticos.


Outra campanha seguinte


Ainda que para muitos imperceptível, a campanha eleitoral de 2018 já começou, sem atropelar ou danificar a municipal que estamos vivendo hoje. O combate que o PT e seus aliados vêm dando  ao governo mostra que o objetivo é não deixar Temer andar, criando-lhe dificuldades possíveis e impossíveis; objetivo que não exclui oposição ao plano de privatizações, embora os governos Lula e Dilma também tenham visto aí uma rota para desobrigar o Estado de responsabilidades genuinamente empresariais.

Essa oposição e os planos do PT para a retomada do poder têm dois estágios, nitidamente identificados. O primeiro é ver sepultadas as possibilidades de dona Dilma candidatar-se em 2018, depois de um féretro com sentidas comoções. Um segundo desafio é lutar tanto e até quando for possível para salvar Lula das garras do juiz Moro. Salvando-se, mas dependendo dos estragos em sua passagem pela Lava Jato, ele se viabiliza como candidato natural da oposição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário