segunda-feira, 19 de setembro de 2016







Formato de campanha
 

É bom lembra que as intenções de voto medidas nas pesquisas de opinião refletem as mudanças no processo eleitoral, que desta vez reduziu à metade a duração das campanhas, impediu doações de empresas aos candidatos e partidos, e tornou mais rígida a prestação de contas dos recursos movimentados durante o período da campanha. As pessoas mais conhecidas levam maior vantagem na disputa eleitoral.

A atual campanha certamente trará para a classe política elementos para avaliação desse novo formato, e poderá estimular mudanças na legislação. É no município que as coisas acontecem, e são os vereadores e os prefeitos o alvo das demandas populares. Com a nova legislação os candidatos de 2016 foram impactados primeiro. Neste período curto de campanha os deputados estaduais e federais são obrigados a dar assistência aos seus candidatos em dezenas de cidades, pois em 2018 precisarão do apoio deles. Então os deputados federais poderão observar ‘in loco’ as dificuldades evidenciadas no processo deste ano, e pelo que já se ouve surgirão projetos de alteração da legislação eleitoral em vigor.



Segundo turno


O segundo turno, aquele que deve se processar no último domingo de outubro, é uma outra eleição, não totalmente independente da anterior, mas com ingredientes capazes de torná-la bem diferente. E com outras virtudes definidas, a começar pelo fato de impedir que o prefeito seja eleito por uma votação que não represente o conjunto do eleitorado. Por isso, no dizer de Villas-Boas Corrêa, o segundo turno “arruma a casa”, ao mesmo tempo em que dá ao eleito melhores condições para dialogar com o Legislativo.

Outro aspecto a considerar é que o segundo embate controla a carga emocional. Não é fácil para o candidato que venha na crista de um populismo barato, ainda na argumentação de Villas-Boas.

E essa experiência vem de longe e de há muito.  Na França, De Gaulle ensinava que no primeiro turno vota-se com emoção; no segundo com a razão.




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