segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sucessão já se discute

Nem todos admitem, mas nas altas rodas do governo já se discute, ainda que pouco além da linha de consultas, quais os rumos que poderá tomar a sucessão dos prefeitos nos municípios de maior influência política. A eleição vai ocorrer na metade do mandato do governador Anastasia, que também por essa razão terá interesse em influir na campanha e tentar eleger seus favoritos.
Quanto a Juiz de Fora, com a ressalva de que muita coisa nova pode acontecer, há um dado desde agora definitivo: Custódio Mattos disputará a reeleição em 2012, e para esse projeto não faltaria a simpatia do governo do estado. O prefeito ainda não pode confirmar isso, mas desde agora parece disposto a pacificar e rearticular as forças que o ajudaram em 2008, como se sente, por exemplo, na entrevista que deu à “Tribuna de Minas” neste domingo, na qual tece generosas loas ao deputado Marcus Pestana, que não apoiou na recente eleição e de quem anda afastado. Antes, Custódio já havia dado apoio explícito à permanência de Antônio Jorge na Secretaria de Estado da Saúde. Pestana e Antônio Jorge, ambos de antecedentes no tucanato, podem ter desempenho importante na eleição de 2012.
Ouvi mais em Belo Horizonte no fim de semana: sendo certa a candidatura de Custódio, bem provável também é que o PT queira aproveitar o bom desempenho de outubro passado e lance de novo Margarida Salomão. Reeditando-se a dupla do embate final de 2008, reedita-de também o jogo de influência dos palácios sobre Juiz de Fora. Antes, Aécio e Lula; agora, Anastasia e Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário