quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um modelo superado

Amanhã será eleita a nova diretoria da Ampar – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna. Diferentemente do que se deu nos anos anteriores, quando as diretorias se elegiam em chapa única consensual, desta vez a entidade é disputada por duas chapas, encabeçadas por Mar de Espanha e Piau, o que, em rigor, revela certa vitalidade, apesas de estar enfraquecida pela ausência do principal município. Juiz de Fora não faz parte da entidade, embora tenha sua sede aqui. Excluiu-se de um quadro onde estão outras 39 prefeituras.
Mas a questão essencial é que a Ampar precisa ser reciclada e modernizada. O prefeito de Pequeri, Raul Sales, considera que, aqui como em qualquer parte de Minas, esgotou-se o modelo das microrregiões. Para ele, o próprio governador pode se empenhar na revisão do modelo, e com razões para começar pela Mata. Raul se refere ao fato de Anastasia ter vencido a eleição na região, batendo o opositor, que tem aqui sua sede política.


Notas

1 - Setores do PMDB acham que o partido deve iniciar logo os estudos preliminares para a campanha da sucessão municipal, para que não perca espaços. Seu líder municipal, ex-prefeito Tarcísio Delgado, já sinalizou sobre a necessidade de candidatura própria. Mas quem seria o candidato em potencial?

2 – O que se informa em círculos evangélicos é que, na festa de passagem de ano, o ex-prefeito alberto bejani prometeu a amigos que volta à política em 2012.

3 – O superintendente do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato, entregou ao prefeito, hoje, relatório de suas atividades no ano passado, com a boa notícia de que foram iniciadas as obras de restauração da Villa, parte mais sensível da grande cada histórica.

4 – Ainda em relação ao Mariano Procópio, o Conselho de Amigos do Museu homenageou o professor Almir de Oliveira, que completou 30 anos à frente da entidade curadora do notável acervo doado por Alfredo Ferreira Lage.

5 – As previsões indicam que as chuvas fortes voltam a Juiz de Fora na segunda-feira. Na prefeitura, considera-se que os serviços de dragagem realizados no Paraibuna permitiram que, pela primeira vez nos últimos anos, o Bairro Industrial ficasse livre de alagamentos.

6 – Nesta temporada de chuvas intensas as preocupações continuam voltadas para os trechos iniciais da Rua Olegário Maciel, sob risco de deslizamento de terra e pedras que se desprendem do Morro do Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário