quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Verdade

A Comissão Municipal da Verdade, criada através de lei que o prefeito acaba de sancionar, para colaborar com a política nacional de combate à violência, fica na dependência de regulamentação e indicação dos integrantes. Define o artigo 4º que, “de forma pluralista, será integrada por sete membros designados pela prefeitura municipal, sendo um representante da Câmara, membro de sua Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e um representante da prefeitura. Os outros componentes serão escolhidos entre brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia, bem como com o respeito aos direitos humanos no âmbito do Município de Juiz de Fora”. Sua participação será considerada de relevante interesse público, sem remuneração.
Betinho
Foi num dia 9 de agosto, 15 anos passados, que morreu o sociólogo Herbert de Souza, Betinho, criador da ação de cidadania contra a fome e a miséria. Vítima da hemofilia, agravada com a AIDS, adquirida em transfusões, ele desejou, sem êxito, ver prosperar efetivamente sua campanha, que se baseava na constatação de que a maior forma de violência é a fome.
“Concurso”
O prefeito Custódio Mattos compara a campanha eleitoral da cidade a um imenso concurso em que o candidato envia seu currículo a 385 mil eleitores, e fica esperando a aprovação da maioria deles.
Longa espera
A tão esperada ligação rodoviária entre o aeroporto de Goianá e Barreira do Triunfo, que o governador Anastasia acaba de prometer, tem o início das obras previsto para novembro, numa extensão inferior a 14 quilômetros e término em novembro de 2014. O que significa 1,7 quilômetro/mês. Serão tantas as dificuldades do terreno?
Reeleito
Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Antônio Fagundes Reis acaba de ser reeleito, no Rio, para o cargo de diretor jurídico da Light. A decisão foi tomada pela unanimidade dos votos do Conselho de Administração da companhia.
Velho hábito
Coisa que não muda na crônica das campanhas eleitorais – pelo contrário, se acentua - são as “mordidas” aplicadas sobre o bolso dos candidatos. Quem está em campo pedindo voto torna-se vítima dos pedidos de ajuda financeira, pagamento da conta de luz, conta de remédio e camisa de futebol. Tudo como dantes. Ontem, no Calçadão da Halfeld, veterano político que está em campanha, dizia-se escandalizado.
Para 2014
Quando se conversa com deputados, em Brasília, sobre as impressões que acabam de trazer do interior em relação à campanha eleitoral, deduz-se, com frequência, que o PMDB mantém com habilidade seu comportamento de partido coadjuvante do poder. Quer consolidar, e talvez até ampliar seu possto para continuar sendo influente, independentemente de quem estiver no comando. Mas, outra observação: se o partido ficar muito forte, e, como se diz comumente, “o cavalo passar arriado”', disputará a sucessão da presidente Dilma em 2014.
Morosidade
Doze anos atrás, o deputado Newton Cardoso acusou um servidor estadual de praticar corrupção, e foi processado. Nada para justificar a demora da sentença do Tribunal de Justiça, até porque Newton sempre confirmou a acusação. Fixada a indenização em R$ 10 mil, ele vai recorrer. Provavelmente mais uma década. Quem viverá para ver?
(( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário