quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Que capa é a nossa?

Seis dias de sessões do Supremo Tribunal Federal para julgar o mais rumoroso caso da história recente do Brasil, a Nação tem dúvida se ministros nomeados pela vontade e pela simpatia do governo conseguirão se sentir suficientemente livres de pressões dos interesses, mesmo diante de evidências insofismáveis dos crimes que foram cometidos contra a população. Que capas, afinal, seriam mais poderosas? Uma é invisível, mas esconde claras insinuações dos gabinetes e das visitas não protocolares, como aquela em que o ministro Gilmar Mendes recebeu o ex-presidente Lula. A outra capa quer ser a blindagem da mais alta corte de Justiça do País, e é a que se pretender ver soberana e inexpugnável. Porque, se o Supremo fraquejar e ceder, a quem mais haveremos de recorrer?
Despedida no PMDB
Sem anunciar o assunto que pretende tratar, o ex-prefeito Tarcísio Delgado convidou a imprensa para uma coletiva, às 16h, em seu escritório, na Avenida Rio Branco. Mas na semana passada ele já havia antecipado a possibilidade de deixar o PMDB, e é o que vai confirmar hoje à tarde, dois meses depois de discordar dos rumos que o diretório adotou para a sucessão municipal. Desligado de sua história de 46 anos de vida partidária, ao anunciar o desligamento ele se sente mais à vontade para dar apoio à candidatura de Margarida Salomão à prefeitura, inclusive oferecendo sua imagem nos programas de propaganda gratuita do TRE no rádio e TV. A decisão de Tarcísio de deixar o PMDB pode ser ou não acompanhada por membros de seu grupo. Ficando alguns, restará a expectativa de um futuro retorno do ex-prefeito.
Desrespeito
Carros de som de alguns candidatos começaram cedo a infringir as exigências da legislação eleitoral, abusando dos ouvidos das pessoas que têm a infelicidade de cruzar com eles. Nas proximidades de hospitais e escolas o som não pode ser projetado, pois nem aí os limites são respeitados. A solução é começar a publicar o nome dos candidatos que não estão conseguido controlar suas equipes.
Os impedidos
A semana está fechando com 2.154 candidatos em Minas com pedido de registro indeferido, por razões diversas, mas principalmente documentação irregular e problemas com a Justiça. Nada menos de 90% dos impedimentos se referem a candidatos a vereador.
Exorbitante
Os gastos com a campanha eleitoral, os já realizados e os que estão por vir, andam por alturas tais, que entrar nela vai se tornando um esporte limitado para os atletas políticos. Se antes eleição era assunto para os ricos, agora pertence aos muito ricos. A forma de conter o volume de dinheiro cada vez mais exigido é apressar a reforma eleitoral e incluir nela instrumentos eficazes de controle. A reforma como solução desse problema é o que também pensa o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB em Minas.
Cidade em risco
Uma razão a mais para preocupar a polícia e a cidade. Nas últimas semanas, quando se apreende cocaína, já não se trata mais apenas do pó para o consumo imediato dos dependentes, mas é a pasta que vem diretamente da Bolívia, Venezuela e Equador. Se a novidade é a pasta, significa que ela está sendo processada por aqui. E se for assim, aumenta nossa chance de estar no mapa do crime organizado do tráfico pesado. Nada bom.
O jeito é prevenir
O candidato do PMDB a prefeito, Bruno Siqueira, encerrou o terceiro encontro temático de sua campanha seguro de que a grande preocupação da cidade é a insegurança. E uma conclusão: “Em meio às inúmeras propostas elaboradas, uma unanimidade entre representantes das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, assistentes sociais, entidades assistenciais, servidores públicos e especialistas é que sem prevenção não haverá mudança.”
Por escala
O Partido dos Trabalhadores vai entrar na fase mais pesada da campanha eleitoral usando a imagem e o discurso do ex-presidente Lula para promover os candidatos do partido às prefeituras dos grandes centros. Para tanto, já não teria mais a contrariedade dos médicos que o acompanham no tratamento da garganta. Para uma segunda fase não está descartada a participação da presidente Dilma. (( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário