quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pestana vê eleição dura e confia na experiência

O PSDB e seus aliados esperam que a eleição do prefeito seja decidida no segundo turno em seis municípios mineiros, entre eles Juiz de Fora, como afirmou ontem o presidente estadual do partido, deputado Marcus Pestana, num encontro com jornalistas, em seu escritório. Para ele, já está sinalizado que será intensa a disputa entre os três principais candidatos, mas acha que a experiência de Custódio vai favorecê-lo, sobretudo quando for iniciada a temporada de propaganda e debates.
Rejeição
Queixando-se de que nem sempre o eleitor avalia dados essenciais de uma pesquisa, o deputado lembra que é preciso considerar as condições em que o prefeito tucano encontrou a administração municipal, “quando Juiz de Fora esteve em página errada do noticiário nacional”, referindo-se ao ex-prefeito alberto bejani, habitual frequentador das páginas policiais. Ainda assim – disse – Custódio conseguiu realizar mais que seus antecessores. E quando a isto se opõe uma rejeição que as pesquisas têm denunciado, o deputado adverte que elas devem ser analisadas com cuidado. Exemplos: em S.Paulo, Kassab venceu, depois de estar em terceiro lugar, da mesma forma Henriques, em Salvador, e Lacerda, em Belo Horizonte, que partiu dos 8%. A rejeição, portanto, tem muito a ver com as condições sombrias que um prefeito candidato herda, como ocorre também em Betim e Governador Valadares. O presidente do partido acha que talvez Custódio não tenha conseguido mostrar isso suficientemente à população.
O inevitável
Baseando-se em cinco campanhas majoritárias que coordenou, Pestana admite como “praticamente inevitável” a disputa da prefeitura de Juiz de Fora ser transferida para o segundo turno, “ a menos que ocorra um desastre, algo inesperado”, estando entre os fatos que não podem ser previstos a desistência de um dos três candidatos que estão correndo na linha de favoritismo. Há um outro detalhe que pode influenciar no segundo turno: ganha-se mais com os erros dos adversários do que propriamente com os acertos de quem está disputando. O exemplo é recente, diz ele. Em 2008 Custódio se valeu disso.
Nada a ver
Pestana insistiu, durante a entrevista, que é ”equívoco recorrente” apontar a próxima eleição dos prefeitos como um marco inicial para a disputa presidencial de 2010, ainda que reconhecendo como o grande projeto político de Minas a candidatura de Aécio Neves à sucessão de Dilma Rousseff. “Em relação aos prefeitos há uma baixa correlação”, diferentemente quando se trata de deputados, cuja eleição ou reeleição pode ser muito influenciada pelo poder político local do prefeito. Mas o deputado revela interesse do PSDB em manter as forças políticas agregadas em torno do que ele há de “PAA – Partido do Aécio e do Anastasia”... Ele está percorrendo os municípios em que os tucanos têm candidatos a prefeito ou vice, mas há um enfoque especial para aqueles em que há maior densidade eleitoral em Minas, sem escapar o detalhe meio cabalístico: os 50 maiores municípios do estado têm cerca de 50 mil eleitores e representam 50% do eleitorado mineiro.
Os golpistas
Um estudo sobre estabilidade política em todos os continentes, realizado para as Nações Unidas, revelou que em apenas oito países não ocorreram golpes de estado:Austrália, Nova Zelândia, Israel, Estados Unidos, África do Sul, Noruega, Suécia e Canadá. Ainda bem que o estudo não se interessou pelos países mais infestados de golpistas...
Som e imagem
Para a propaganda dos candidatos a cargos eletivos o Tribunal Regional Eleitoral tem site com os nomes deles, dos partidos e o tempo de duração de suas peças em rádio e televisão. Quanto aos candidatos a prefeito em Juiz de Fora, a disponibilidade de tempo às segundas, quartas e sextas-feiras, é a seguinte: Custódio, 10'30''; Margarida, 7'35''; Bruno, 6'44''; Victória, 1'47''; Paschoalin, 1'45'', Laerte, 1''40''.
Agressão ao TSE
O problema não é de hoje, mas nesta semana se intensificou. São as falsas mensagens em e-mails, em nome do Tribunal Superior Eleitoral, que já fez um alerta a toda população que por ventura esteja recebendo e-mail em seu nome. “O Tribunal recebe várias ligações de eleitores informando que receberam e-mail em nome da Central do Eleitor do Tribunal, avisando que o título de eleitor está suspenso, e pedindo que regularizem a situação por meio de formulário anexo. O Tribunal esclarece que esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus”, diz o comunicado. Investigações ainda não concluíram sobre o objetivo de quem emite tais mensagens. O TSE já esclareceu, e insiste que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. “A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas. Dessa forma, caso o eleitor receba e-mail em nome da Justiça, a mensagem deve ser apagada”, determinou. (( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário