domingo, 12 de agosto de 2012

Sem volta?

Para muitos pareceu, na semana passada, que, deixando solitariamente o PMDB, sem ser seguido por correligionários veteranos, o ex-prefeito Tarcísio Delgado sinalizava uma porta aberta para futuro retorno. Mas tal possibilidade pode acabar diluída, pois em sua mensagem de despedida ele não se limitou a queixas locais: “O PMDB vem se descaracterizando, nos últimos anos, com ligações impróprias e alianças com adversários históricos e definitivos. Já faz algum tempo, vem se desligando de sua linha programática, atrás de interesses fisiológicos”, disse ele .
O que vale mais
Por saberem que grande parte dos ouvintes e telespectadores considera a propaganda eleitoral maçante, os candidatos costumam apostar mais na eficácia das inserções dos spots e jingles. Com duração de 30 segundos, eles podem ser aceitos normalmente, ainda que repetidos muitas vezes. Durante o período da propaganda eletrônica, que começa dia 21, as inserções para Custódio, Margarida e Bruno serão, respectivamente, de 945, 680 e 606.
Voto comprado
Tomo por empréstimo trecho do “Tiro&Queda”, de Eduardo Almeida Reis, na edição de sábado do jornal Estado de Minas: “… porque não há voto que não seja comprado. Quando o eleitor não é comprado por dinheiro, é comprado pelas promessas do candidato, por sua simpatia, pelas ideias – é um comprar sem fim. Fala-se em voto consciente. Ora, bolas, quanto mais consciente, mais comprado o voto. Se o candidato me parece honesto e tem projeto político que me agrada, compra o meu voto. E o seu, caro e preclaro leitor”
Sem dúvidas
O ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, que há cinco anos foi o primeiro a conhecer os autos do processo que logo em seguida passaria a ser conhecido como mensalão, diz que “há provas certas e determinadas” sobre os crimes praticados sob a liderança de José Dirceu. Ele entende que é furada a tese da falta de substância na denúncia do procurador Rangel.
Prioridades
Num tipo de desabafo que não está entre suas raridades, a presidente Dilma diz aos servidores em greve que tem outras prioridades a tratar, insinuando que as reivindicações da classe não podem atropelar outras questões em tela. Não havendo maiores protestos, vê-se como os tempos mudam. Se Fernando Henrique dissesse isso já estaria sendo crucificado.
Papo furado
Não falta quem diga, por maldade ou interesses indiretos, que a reeleição não faria falta ao vereador Isauro Calais porque, sendo suplente de deputado estadual, ele estaria na iminência de assumir na Assembleia, se um titular da coligação do PMN for eleito prefeito. Essa possibilidade não existe, porque nenhum dos cinco deputados da coligação de Isauro é candidato a prefeito. Não havendo candidato, não há vacância nem substituição.
Aposta
Se lhe mostrarem um bairro da cidade em que sua administração não fez, pelo menos, o dobro do que fizeram os antecessores, Custódio Mattos não irá ali pedir votos. Foi o repto que lançou, no sábado, ao inaugurar seu birô central, na Rua Halfeld. Claro, os adversários saem à caça de um furo nessa aposta.
As mulheres
Nada menos de sete entre os partidos diretamente envolvidos na campanha eleitoral deste ano têm departamentos dedicados à divulgação das causas da mulher. Como nunca antes ocorreu isso, a eleição de outubro pode servir para mostrar se o eleitorado feminino está mais sensível aos seus temas ou se prefere não levar para as urnas as diferenças de gênero. ((publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário