terça-feira, 7 de agosto de 2012

Conhecimento de causa

O que o diferencia de seus adversários, que jogam com a proposta da renovação, contra o projeto da reeleição? Foi o que se perguntou, ontem, ao prefeito Custódio Mattos, quando recebia a imprensa para expor seu plano de campanha. Entre optar pelo novo e confiar na experiência ele aposta nesta, e diz que está aí sua inspiração e decisão de buscar a reeleição. O que pode ajudar a cidade, diz ele, é o prefeito que tem conhecimento de causa, certeza que adquiriu com base em seus vinte anos de convivência com a administração pública. Vale dizer: os conhecimentos já acumulados, enquanto um principiante tem de começar do zero. Para Custódio é seu diferencial em relação aos que estão concorrendo com ele.
Preparado
O PSDB fechou suas contas em Minas com 300 candidatos a prefeito, 249 vice-prefeitos e 6.114 vereadores, segundo balanço apresentado pelo presidente estadual, Marcus Pestana, que prometeu “uma grande mobilização política em todas as regiões, confirmando-o como o mais importante partido político do estado”. Um detalhe que ele cita para justificar seu otimismo está nas alianças, “que são uma característica dos tucanos, que sempre buscam agregar forças, respeitando os aliados”. Em Juiz de Fora o partido tem o principal exemplo das alianças, somando nada menos de 12 na disputa majoritária
Importadores
Se forem atualizados, os dados conhecidos em 2000 e anos seguintes indicavam que o município não chega a produzir 0,4% no setor de agricultura para subsistência. O que significa que nem os produtores locais conseguem o suficiente para sua mesa. Importamos tudo, principalmente de São Paulo. É o que faz estranhar o protesto da Frente de Defesa do Restaurante Popular, que gostaria que toda a alimentação daquela unidade fosse da agricultura local. Todos gostaríamos. Mas como?
Dificuldade
Ainda que apenas em começo de campanha, é comum ouvir a queixa de candidatos a vereador, que esbarram em eleitores que já têm compromisso com parentes e vizinhos. Não é para menos, porque desta vez a Câmara de Juiz de Fora vem com mais de 16 candidatos por vaga. Na Zona Norte, determinado bairro tem nove candidatos.
Os diferentes
Nem bem começada a campanha, ouvidos os discursos e os primeiros embates, já se vê como paulistas e mineiros são diferentes para lidar com a política. Alguém já disse que se se olha para o espaço e os mineiros parecem Vênus, mais subjetivos e sensíveis; os paulistas parecem Marte, tendem para a concretude e o enfrentamento.
Mais azedo
Com a propaganda que está começando em rádio e televisão e a natural tendência dos candidatos de procurar defeitos nos adversários, pode-se dizer que a campanha eleitoral vai se tornar acescente. Isto é, começa a azedar.
Desconfiando
O Tribunal Superior Eleitoral tem advertido para um problema que vai se tornando frequente: os falsos comunicados que circulam na internet, destinados a confundir eleitores, geralmente com ofensas e denúncias contra candidatos, suas empresas ou familiares. É preciso cuidado, porque chancelas inexistentes têm sido utilizadas. Sobre jogo baixo, já se registrou um caso em Juiz de Fora na atual campanha. Por uma agência de correio da Rua Padre Café, uma entidade fictícia, com endereço inexistente ( número de sala do Solar do Progresso) expediu material ofensivo a candidatos do PMDB.
Plano de mídia
O juiz da 155ª Zona Eleitoral, Cristiano Álvares Lago, que preside a Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral, vai se reunir, na sexta-feira, com os representantes de coligações partidárias, quando será discutido o plano de mídia das eleições deste ano. A reunião será às 14h, na sede da Justiça Eleitoral, Rua Osório de Almeida, n° 425 - 1° andar. (( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário